
O HMB, sigla para ácido beta-hidroxi-beta-metilbutírico, é um metabólito derivado da leucina, um aminoácido essencial presente em fontes proteicas. Comercializado como suplemento com o objetivo de preservar a massa muscular e otimizar o desempenho físico, o HMB é amplamente utilizado por atletas e praticantes de musculação.
Apesar do uso disseminado, as evidências científicas sobre sua real eficácia ainda são controversas, especialmente em indivíduos saudáveis e que já seguem uma rotina de treinos.
O HMB é utilizado principalmente com os seguintes objetivos:
Não. O HMB é um metabólito natural derivado da leucina e não se enquadra na categoria de anabolizantes esteroides. Seu mecanismo de ação está relacionado à preservação da massa muscular e à inibição de vias catabólicas, mas seus efeitos são significativamente mais sutis do que os observados com o uso de substâncias anabolizantes.
Não há evidências científicas de que o HMB aumente os níveis de testosterona. Seu uso está mais relacionado ao suporte nutricional para manutenção da massa muscular do que à modulação hormonal.
Leia também: Suplementos para aumentar a testosterona: saiba quais usar.
Indiretamente, sim. Ao preservar a massa muscular durante dietas com restrição calórica, o HMB pode ajudar a manter o metabolismo mais ativo e facilitar a prática de exercícios físicos. No entanto, o suplemento não tem efeito termogênico direto e não deve ser utilizado com esse objetivo principal.
Apesar de diversos estudos apontarem benefícios do HMB na preservação da massa magra, principalmente em indivíduos idosos ou em quadros clínicos de desgaste muscular, os resultados em pessoas saudáveis e que já seguem uma rotina de treinos são inconsistentes.
Uma revisão publicada na revista Nutrients, por exemplo, avaliou 11 estudos com humanos e apontou que o efeito sobre o ganho de massa muscular foi pequeno ou inexistente em pessoas já acostumadas a treinar.
Outro estudo realizado pela USP, utilizando a mesma forma de HMB livre que apresentou bons resultados em estudo anterior norte-americano, não encontrou diferenças estatisticamente relevantes entre o grupo que suplementou com HMB e o que usou placebo.
Por outro lado, uma pesquisa conduzida com 45 indivíduos treinados em força demonstrou que o HMB ácido livre (HMB-AL) pode otimizar o ganho de massa magra quando comparado ao placebo, especialmente após 12 semanas de treino estruturado. Nesse estudo, os participantes que utilizaram HMB-AL apresentaram maior aumento na massa muscular e na carga total de treino no leg press, embora os ganhos de força em outros exercícios não tenham diferido entre os grupos. Esses resultados sugerem que o HMB-AL pode ter algum efeito positivo, ainda que modesto, na resposta ao treinamento em indivíduos já adaptados ao exercício.
Ainda assim, o suplemento pode ser útil em contextos específicos, como:
Essas divergências reforçam a importância de utilizar o suplemento com orientação profissional e avaliar individualmente sua real necessidade. Isso porque muitos profissionais podem indicar essa suplementação, especialmente quando a dieta do paciente não supre todas as necessidades do organismo e é pobre em leucina.
A dose diária geralmente recomendada é de 1,5 a 3 g, podendo ser fracionada ao longo do dia ou tomada antes da prática de exercícios. A posologia deve sempre ser definida por um profissional habilitado, considerando os objetivos e características de cada paciente.
O HMB pode ser encontrado em diferentes formas farmacêuticas:
Forma prática e comum, geralmente com dosagem padronizada. Facilita o uso diário e o transporte.
Modo de uso: Ingerir de 2 a 4 cápsulas ao dia, conforme a concentração do produto, geralmente divididas antes das principais refeições ou antes do treino.
Permite o fracionamento da dose e pode ser saborizado. Ideal para quem prefere tomar com líquidos.
Modo de uso: Diluir a dose recomendada (1,5 a 3 g) em aproximadamente 200 mL de água ou suco, preferencialmente 30 minutos antes da atividade física ou conforme prescrição.
Versão individual com dosagem pronta para consumo, útil para uso pré-treino ou em estratégias de suplementação em horários específicos.
Modo de uso: Diluir o conteúdo de um sachê em água, geralmente uma vez ao dia, antes do treino ou conforme orientação do prescritor.
A versão injetável do HMB pode ser utilizada em alguns contextos hospitalares ou sob prescrição especializada para pacientes com intensa perda de massa muscular. Seu uso é restrito e deve ser feito exclusivamente sob supervisão médica, inclusive porque os efeitos colaterais podem ser mais intensos.
Modo de uso: Uso exclusivo por via intramuscular ou intravenosa, em ambiente hospitalar ou ambulatorial, com prescrição e supervisão médica.
A manipulação do HMB permite personalizar a dose, a forma farmacêutica e a combinação com outros ativos, conforme a avaliação clínica.
Alguns exemplos de possíveis combinações são:
A manipulação de medicamentos e suplementos também permite a escolha de sabores, a adaptação de fórmulas veganas ou para necessidades específicas, como sem glúten e sem lactose.
Nos laboratórios da Drogasil Manipulação, utilizamos apenas matérias-primas de procedência garantida para criar manipulados seguros e de qualidade que cabem no seu bolso. Trabalhamos com diferentes sabores e formas farmacêuticas para que o seu tratamento se adapte aos seus gostos e rotinas.
A Drogasil Manipulação é certificada pela ISO 9001, norma internacional que garante a padronização e a melhoria contínua dos processos de gestão da qualidade e que reforça o compromisso do nosso serviço com a segurança de cada cliente atendido.
Pronto! Nós enviaremos nosso orçamento no seu e-mail e WhatsApp. Depois, é só finalizar a sua compra e receber seus manipulados sem sair de casa*.
Você também pode solicitar um orçamento acessando a página inicial do site da Drogasil Manipulação e clicando no botão “Enviar receita”. Se preferir, fale conosco através do WhatsApp.
*O serviço de manipulação da Drogasil está disponível na Grande São Paulo, São José dos Campos, Sorocaba, Itu, Santos e Litoral Sul. Neste momento não atendemos outras regiões do Brasil.
O suplemento é contraindicado para:
O HMB é considerado seguro, com baixo risco de efeitos colaterais, mas algumas pessoas podem relatar:
Estudos de longo prazo ainda são escassos, por isso, seu uso contínuo deve ser avaliado periodicamente por um profissional.
CRF-CE: 7560
Deixe um Comentário