
Os aminoácidos essenciais são os blocos de construção das proteínas, que são vitais para o funcionamento adequado do nosso organismo. Ao todo, são nove aminoácidos essenciais que não podem ser sintetizados pelo corpo e devem ser obtidos através da alimentação.
Por atuarem na síntese proteica, no reparo de tecidos, na produção de neurotransmissores e no suporte ao sistema imunológico, a suplementação com aminoácidos pode ser indicada para diferentes finalidades e até mesmo para a melhora do desempenho físico.
Os aminoácidos essenciais são aqueles que o corpo humano não consegue produzir sozinho, portanto, devem ser obtidos através da dieta ou suplementação. Eles atuam na construção de tecidos, músculos, hormônios, proteínas e enzimas do nosso corpo.
Veja a lista com os 9 aminoácidos essenciais e suas funções:
Em alimentos ricos em proteínas, tanto de origem animal quanto vegetal, como carnes (bovina, de frango, porco e peixe), leite, queijos e iogurtes, ovos, feijão, lentilha, grão-de-bico, ervilhas, amêndoas, nozes, sementes de abóbora e chia, além de soja e derivados, como tofu, tempeh e edamame.
Leia também: Veganismo e a suplementação de vitaminas e proteínas
A suplementação com aminoácidos pode proporcionar diferentes benefícios para a saúde e o desempenho físico. Por promover um aumento na síntese proteica muscular, melhora a recuperação e o crescimento muscular, além de reduzir a degradação muscular, especialmente em situações de estresse ou durante uma dieta hipocalórica.
Outro benefício é a melhoria na recuperação pós-exercício, já que ajuda na redução da dor muscular e da inflamação.
Os aminoácidos essenciais também atuam no apoio ao sistema imunológico (por exemplo, a lisina é fundamental para a produção de anticorpos) e na melhora do humor e o sono, já que o triptofano, um dos aminoácidos essenciais, é um precursor da serotonina e da melatonina.
Continue lendo: Quais são os manipulados para musculação?
O ideal é seguir a orientação de um profissional de saúde. Mas, para atletas, a recomendação geralmente é tomar antes ou após o treino para maximizar a síntese proteica e recuperação muscular. Para outros objetivos, como melhora do humor ou apoio imunológico, podem ser consumidos pela manhã ou conforme orientação médica.
A necessidade da ingestão diária também deve ser avaliada pelo profissional de saúde.
Os suplementos estão geralmente disponíveis em forma de pó, cápsulas ou comprimidos, mas podem ser produzidos em outras formas farmacêuticas em farmácias de manipulação.
Sim, com a receita prescrita por um profissional de saúde, o paciente pode obter um suplemento personalizado, com os aminoácidos essenciais ideais para suas necessidades e objetivos.
Com a manipulação, o médico consegue prescrever os aminoácidos específicos - e em dosagens adequadas - que podem estar em falta na dieta do indivíduo ou que são necessários em maiores quantidades devido a condições particulares.
Além disso, os suplementos feitos nas farmácias de manipulação podem conter outros nutrientes que potencializam seus efeitos, como as vitaminas do complexo B, que são essenciais para o metabolismo dos aminoácidos, ou os compostos antioxidantes, que podem ajudar a reduzir o estresse oxidativo e a inflamação, melhorando ainda mais a recuperação e a saúde geral.Aproveite e veja mais no nosso guia completo sobre manipulados.
CRBM: 35430
Bem didático, parabéns !
Olá, Sebastião!
Ficamos muito felizes em saber que você gostou do conteúdo. Comentários como o seu nos motivam a continuar compartilhando informações úteis e claras. Obrigado pelo feedback! 💚
Leitura de fácil entendimento, gostei bastante da explanação.Parabéns!
Olá, Edilene!
Ficamos muito felizes em saber que você gostou do conteúdo e achou a explicação clara. Seu feedback nos motiva a continuar compartilhando informações úteis. Se tiver mais dúvidas ou quiser aprender sobre outros assuntos, estamos à disposição!
Obrigada pelo carinho!
Foi muito ultiu a leitura dos aminoácidos gostei