
Também conhecido como pinheiro-bravo, o pinus pinaster é uma espécie de pinheiro originário da Europa, cujo a agulha, casca e madeira são usadas para diversas finalidades, como para fazer resina, papel e móveis.
Além das aplicações na indústria, o extrato da casca tem propriedades medicinais e, por isso, tem sido utilizado em medicamentos, cosméticos e até mesmo em extratos líquidos.
Este ativo natural pode auxiliar no tratamento de problemas circulatórios, além de ter efeito antioxidante, anti-inflamatório, aumentar a capacidade regenerativa da pele e fortalecer o sistema imunológico.
Quando utilizado como medicamento ou suplemento, o pinus pinaster serve para:
Não há evidências científicas de que o pinus pinaster atue diretamente no processo de emagrecimento. Contudo, por conta de sua ação antioxidante e anti-inflamatória, pode ser um aliado interessante porque ajuda o metabolismo a funcionar melhor.
Além disso, como ajuda a melhorar a circulação sanguínea, pode ajudar a reduzir medidas de pessoas que sofrem com a retenção de líquidos.
É importante lembrar que uma alimentação adequada e atividades físicas são essenciais para o processo de emagrecimento. Por isso, busque a ajuda de um nutricionista e educador físico.
Por conta de sua ação anti-inflamatória e antioxidante, o pinus pinaster traz alguns benefícios para a pele:
Como ajuda a melhorar a circulação sanguínea e fortalece a parede dos vasos, o pinus pinaster pode ser um aliado interessante na prevenção e tratamento das varizes.
Além disso, ajuda a melhorar os sintomas e desconfortos causados pelas varizes. Isso porque ajuda a diminuir o inchaço e até mesmo o volume (causado por retenção hídrica) dos membros inferiores.
Basicamente, o Picnogenol é o extrato padronizado e patenteado do extrato da casca do pinus pinaster, enquanto o pinus é a árvore propriamente dita.
O pinus pinaster manipulado é o extrato manipulado em farmácias de manipulação. Um medicamento, suplemento ou cosmético manipulado nada mais é do que um produto feito de forma personalizada de acordo com as orientações de um profissional de saúde que já conhece as necessidades do seu paciente.
Quando comparada ao produto industrializado, o pinus pinaster manipulado apresenta vantagens como:
Além do melhor custo-benefício, o pinus pinaster manipulado, por ser mais personalizado, pode aumentar as chances de sucesso do seu tratamento e minimizar os riscos de efeitos colaterais. Por isso, vale a pena conversar com o profissional de saúde que te acompanha sobre essa alternativa.
CRBM: 5749 - 2ª Região
Deixe um Comentário