
Os hormônios podem ser definidos como mensageiros químicos produzidos por glândulas endócrinas que regulam diversas funções do corpo humano.
Entre os mais importantes, está o hormônio do crescimento, também conhecido como GH ou growth hormone, e que é fundamental para o crescimento de ossos, músculos e tecidos durante a infância e adolescência.
Em adultos, níveis adequados de GH ajudam a preservar a massa muscular e a densidade óssea, além de contribuir para a regulação do metabolismo de gorduras e açúcares.
Para tratar condições associadas à deficiência de GH, é possível recorrer ao hormônio GH sintético, também conhecido como somatropina, que é uma versão artificial do hormônio do crescimento humano (GH) produzida em laboratório através de técnicas de engenharia genética.
O hormônio do crescimento é responsável pelo desenvolvimento em crianças até a uma certa idade em que ocorre um processo de fechamento da cartilagem. A partir disso, a criança não cresce mais em estatura e o GH cumpre outros papéis no organismo adulto.
A hipófise é responsável por secretar o GH e isso ocorre de maneira pulsátil durante o sono. O processo é intenso durante o primeiro ano de vida e desacelera até estabilizar as suas concentrações por volta dos 4 anos de idade.
Na puberdade, ocorre um novo período de crescimento acelerado que irá seguir até a fase adulta e, com ela, a maturação óssea. Nesse momento, a pessoa atinge a sua altura final e não há mais crescimento.
Quando ocorre algum problema como a concentração baixa de somatostatina ou de hormônio liberador de GH, o corpo não atinge quantidade suficiente de GH livre para o seu desenvolvimento e acontecem doenças como o nanismo.
Dessa maneira, é importante que a criança faça o acompanhamento com um pediatra para que ele avalie o paciente e possa iniciar o tratamento o quanto antes.
Na avaliação de desenvolvimento, o médico irá medir a estatura da criança e, depois de um tempo, tira as medidas novamente para que seja possível calcular a velocidade do crescimento.
O diagnóstico ocorre após a dosagem de GH e a realização de exames de imagem, mas outros exames complementares também podem ajudar no diagnóstico.
Em casos de doenças que afetam o crescimento pode ser indicado o uso do GH -- geralmente a intervenção ocorre até os 12 anos de idade, mas o tratamento pode ser feito até que se atinja o resultado planejado.
Os motivos de deficiência de GH geralmente são genéticos, mas também podem decorrer de tumores ou traumas.
A Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia determina que o tratamento com GH seja recomendado por um endocrinologista ou pediatra e é feito através de injeções diárias nas coxas, braços, nádegas ou abdome. Geralmente, o hormônio é aplicado durante a noite, antes do paciente dormir.
O GH sintético é uma proteína recombinante que possui a mesma sequência de aminoácidos que o GH humano natural. É um medicamento controlado e só pode ser adquirido com prescrição médica.
Em adultos saudáveis, o GH atua na regulação do metabolismo prevenindo doenças que geram a síndrome metabólica. A deficiência em GH em adultos pode causar ganho de peso, perda de massa magra, hipertensão, entre outros sintomas.
Por esse motivo, o GH é utilizado erroneamente como suplementação para promover o emagrecimento, ganho de massa magra e melhora no desempenho esportivo. Essa prática é muito perigosa.
Qualquer reposição hormonal deve ser feita com o acompanhamento de um médico, ela pode causar sérios danos à saúde.
O GH é um hormônio anabolizante não esteroide, contudo, pode positivar um teste antidoping, pois seu uso é proibido em competições esportivas.
Além de reduzir a expectativa de vida, o excesso de GH pode causar:
O GH tem efeitos complexos que dependem da dosagem e do tempo de uso. Em um primeiro momento eles podem gerar um ganho, mas isso é muito relativo a como cada organismo irá responder ao hormônio. Somando a isso, não tem como fazer uma previsão exata sobre dosagens seguras.
É necessária uma avaliação médica completa e considerar as necessidades reais do indivíduo. A partir disso, será feita uma prescrição que minimize efeitos colaterais.
Substituir o hormônio do crescimento sintético (GH) diretamente é uma tarefa complexa, pois o GH tem funções específicas e cruciais no corpo humano que não podem ser replicadas exatamente por outros medicamentos ou suplementos.
A arginina e a glutamina, por exemplo, têm sido estudadas por seu potencial de aumentar a liberação de GH devido aos seus efeitos na estimulação da secreção de hormônios hipotalâmicos, que, por sua vez, promovem a produção de GH pela glândula pituitária.
De todo modo, o melhor a se fazer é conversar com o seu médico de confiança para discutir possíveis alternativas para você, caso o uso do GH sintético não seja viável.
CRBM: 35430
Quero comprar 2 Ampola de GH hormônio do crescimento Você vende sem receita médica eu tenho interesse encontra
Olá, José Aparecido!
O GH (hormônio do crescimento) é um medicamento controlado e, por isso, só pode ser adquirido com a apresentação de uma receita médica válida. Caso você já tenha a receita, pode enviá-la pelo nosso site para que possamos avaliar seu pedido.
Olá bom dia O médico me passou uma receita GH Hormônio do crescimento Queria saber vocês tem disponível para vender Qual é o número do WhatsApp
Olá José
Bom dia! Para adquirir o GH (hormônio de crescimento), é necessário enviar a receita médica pelo nosso site. Após isso, nossa equipe poderá verificar a disponibilidade e fornecer todas as informações necessárias.
Nosso numero de whatsapp é (11) 2853-0187
Olá bom dia...
Minha filha joga futebol e é goleira em um trande time da Capital...gostaria de saber quanto é a sua consulta. Gostaríamos de um ganho no crescimento dela.
Aguardo o seu retorno.
Olá, Leno!
Bom dia! Não realizamos consultas, mas recomendamos que você procure um endocrinologista pediátrico. Somente um médico poderá avaliar o crescimento da sua filha e indicar o melhor tratamento, se necessário.
Esperamos que ela tenha muito sucesso no futebol! 💚