hello world!

O que é a medicina Ayurveda e como ela funciona na prática

Atualizado 01/11/24
Criado 14/05/24
Tempo de leitura: 3 minutos
Ingredientes naturais, folhas secas e comprimidos sobre uma mesa branca. Conteúdo fala sobre medicina Ayurveda e seus tratamentos.
A-
A+
hello world!

A medicina indiana milenar é muito rica em informações e conhecimentos que ajudam a manter a mente e o corpo saudáveis. Originária da Índia há mais de 5.000 anos, a Ayurveda, que significa "ciência da vida" em sânscrito, baseia-se no equilíbrio entre mente, corpo e espírito como caminho para a saúde plena. 

Além de enfatizar a importância da conexão com a natureza e do autoconhecimento como métodos fundamentais para alcançar a harmonia e a saúde plena, a medicina Ayurveda prega que nosso estilo de vida e nossas escolhas diárias impactam diretamente no nosso bem-estar. 

Como funciona a medicina Ayurveda 

A principal lição que a medicina indiana nos traz é o equilíbrio, ela se concentra em manter o corpo saudável e equilibrado para prevenir doenças. 

Essas práticas abrangem diversos aspectos da vida humana de maneira holística e envolve terapias e tratamentos como:

  • Dieta;
  • Meditação;
  • Yoga;
  • Tratamentos fitoterápicos; e
  • Massoterapia.

Para iniciar na Ayurveda, é importante buscar novos hábitos saudáveis, como estes mencionados acima, que irão contribuir para o bom funcionamento do organismo. Dessa maneira, é possível ter uma vida de plenitude e consciência curando o corpo e a mente.  

Muitas pessoas são dedicadas a Ayurveda durante a vida toda em profundos estudos e reflexões e existem profissionais que prestam consultoria para análise de cada indivíduo, entendendo quais são suas necessidades e como equilibrar os elementos em cada um.

Leia também: Fitoterápicos para ansiedade: o que são, como usar e quais escolher

Princípios da medicina Ayurveda

Acredita-se que o universo é dividido em cinco principais elementos: éter, ar, fogo, água e terra. E, assim como o universo, nós também somos feitos desses elementos. Eles entram em desequilíbrio através dos doshas, que explicam como o corpo humano realiza seus mecanismos. É através deles que ocorre o desequilíbrio que causa doenças.

Acredita-se que as pessoas possuem tendência a aumentar um ou mais doshas conforme a sua personalidade e humor, portanto, é necessário buscar entender em cada pessoa esses humores de maneira tal que os doshas estejam todos alinhados. 

Vejamos quais são os doshas: 

Doshas do corpo

  • Vata: Representa movimento e comunicação, controlando funções vitais como respiração, circulação e movimento. Associado ao ar e espaço, regula a mobilidade física e mental.
  • Pitta: Simboliza metabolismo e transformação, regulando a temperatura corporal, digestão e absorção. Ligado ao fogo e à água, é responsável pela energia de transformação.
  • Kapha: Refere-se à estrutura e fluidez, proporcionando coesão, lubrificação e estabilidade. Associado à terra e água, sustenta o corpo com força e vigor.

Doshas da mente

  • Rajas: Energia ativa que promove ação, desejo e mudança. Influencia a motivação e o dinamismo, mas em excesso pode levar à ansiedade e estresse.
  • Tamas: Representa a energia inerte, induzindo à estabilidade, resistência e relaxamento. Fundamental para o descanso e a regeneração, porém, em desequilíbrio, pode causar letargia e depressão.

O que é a alimentação ayurvédica

Uma das maneiras de equilíbrio é através da alimentação. Entender os tipos de alimentos e a capacidade de absorvê-los é possível prevenir doenças e manter o corpo e a mente saudáveis.

Enraizada na medicina tradicional indiana, a alimentação ayurvédica enfatiza a importância de escolhas de alimentos que respeitem a singularidade biológica de cada indivíduo, baseando-se nos três doshas do corpo, uma vez que cada tipo de dosha requer uma dieta específica que ajude a manter ou restaurar o equilíbrio interno. 

Alimentos naturais, frescos, sazonais e de fácil digestão são a base da alimentação ayurvédica, enquanto alimentos processados e artificiais são vistos como opções para se evitar. 

Além disso, prega que devemos nos alimentar apenas quando tivermos fome de verdade e partem da premissa de que uma alimentação correta, orgânica e saudável é o que leva uma energia vital e cósmica para cada pessoa.

Fitoterapia e medicina Ayurveda 

Além da alimentação, a fitoterapia também é muito considerada para encontrar o equilíbrio certo. Isso porque as plantas são uma fonte poderosa de cura e equilíbrio, e cada uma delas possui uma diferente capacidade na harmonização das energias do corpo e da mente.

Existem muitos estudos indianos sobre tratamento a base de plantas, como, por exemplo, a Mucuna e raízes como o Ashwagandha que trata diversas doenças.

Esses conhecimentos têm como base a medicina antiga e hoje em dia estão muito difundidos e diversos estudos científicos modernos comprovam a sua eficácia. 

Graças à evolução da medicina, os tratamentos com fitoterápicos podem ser feitos de várias maneiras. Para quem tem dificuldade em consumir as plantas e raízes em sua forma natural - em chás, por exemplo, os fitoterápicos manipulados são ótimas opções para o melhor aproveitamento de seus ativos.

Nas farmácias de manipulação, eles podem ser acrescentados como suplementação em bebidas, shakes, cápsulas e até em balas ou bombons.

Dessa maneira, ainda é possível adequar as doses de cada fitoterápico de acordo com as necessidades do seu corpo e mente, de acordo com a análise feita junto de um profissional de saúde.

Por isso, se você quer dar o primeiro passo para uma vida mais equilibrada e plena e ao mesmo tempo não quer abrir mão da praticidade, converse com o seu médico sobre a manipulação de ativos naturais para incluir na sua rotina de cuidados.

Continue lendo e saiba mais sobre a fitoterapia e seus benefícios

Média de classificação: 4.7/5
Por: Fabíola Tavares Lemos
Biomédica

CRBM: 35430

Comentários
%

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha os campo(s)

Preencha os campo(s)

hello world!
Solicitar orçamento