hello world!

O que são os alimentos funcionais e fitoterápicos e como funcionam

Atualizado 01/11/24
Criado 17/04/19
Tempo de leitura: 2 minutos
alimentos em cima de uma mesa, como, kiwi, manga, tomates, pepino, folhas verdes, limão, bluberry, alho
A-
A+
hello world!

Você já ouviu falar em alimentos funcionais e fitoterápicos? Pois saiba que estes alimentos são fundamentais para a saúde e possuem um imenso números de benefícios para o organismo.

Neste post, trouxemos um guia completo do que são, como funcionam e quais os melhores alimentos fitoterápicos. Confira!

Alimentos fitoterápicos

Os alimentos fitoterápicos caracterizam-se por uma alimentação que usa as plantas medicinais nas diferentes formas farmacêuticas. De acordo com a resolução do Conselho Federal dos Nutricionistas (CFN), o fitoterápico é o produto obtido, empregando-se exclusivamente matérias-primas ativas vegetais, que tenham conhecimento da eficácia e possíveis riscos do seu uso.

Historicamente, os alimentos fitoterápicos sempre foram muito utilizados pela medicina popular, ou senso-comum, por avós, mães e tias que, com seus conhecimentos e experiência de vida, fazem o uso de tais plantas para as mais diversas doenças.

Entretanto, para fazer o tratamento com fitoterápicos é importante que tenha o acompanhamento de um profissional de saúde uma vez que possuem propriedades farmacológicas e em alguns casos efeitos adversas à saúde. Portanto não deixe de consultar seu nutricionista e tire suas dúvidas a respeito dos fitoterápicos.

Alimentos funcionais

Alimento funcional é aquele alimento ou ingrediente que, além das funções nutricionais básicas, quando consumido como parte da dieta usual, produz efeitos metabólicos e/ou fisiológicos e/ou benéficos à saúde. Esses alimentos são considerados promotores de saúde e podem estar associados com a diminuição dos riscos de algumas doenças crônicas

São caracterizados por conter substâncias ativas que beneficiam o organismo, ajudando a impedir a evolução de doenças como a diabetes ou o câncer e a promover a saúde. Além disso, os alimentos funcionais ajudam ainda a melhorar problemas de saúde, como a constipação intestinal, por exemplo.

Outro benefício de usar alimentos funcionais é ajudar a diminuir os gastos relacionados à assistência em saúde, como os remédios na farmácia, as consultas no médico ou exames médicos, por exemplo, porque estes alimentos fortalecem o organismo e dificultam o aparecimento das doenças.

No caso dos alimentos funcionais industrializados, é preciso ficar atento e procurar saber se o produto em questão teve sua eficácia avaliada em pesquisas sérias. E para que eles produzam resultados eficazes, é importante seguir as instruções dos rótulos, utilizando-os da forma recomendada pelo fabricante. Além disso, é preciso ter em mente um detalhe fundamental para o funcionamento eficaz dos alimentos funcionais: eles só funcionam quando combinados com uma dieta equilibrada e balanceada.

Leia também, 26 melhores alimentos funcionais e fitoterápicos.

Caso tenha uma receita em mãos, envie agora e receba os melhores orçamentos das farmácias de manipulação da sua região.

Média de classificação: 4/5
Por: Drogasil Manipulação
Serviço de manipulação da Drogasil
Comentários
%

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha os campo(s)

Preencha os campo(s)

hello world!
Solicitar orçamento