
O cabelo é um fator de autoestima para homens e mulheres, porém algumas condições podem atrapalhar o crescimento e provocar a queda dos fios, como é o caso da alopécia androgenética e areata.
Outros fatores que podem causar queda de cabelo são síndrome metabólica (diabetes, hipertensão, obesidade e triglicérides altos), tabagismo, anemia, disfunção da tireoide, estresse crônico, infecções (dengue, covid 19, etc.), doenças autoimunes, entre outros.
Atualmente, o minoxidil é um dos principais medicamentos recomendados para o tratamento de alopecia e pode ser utilizado tanto de forma oral, quanto de forma tópica.
O minoxidil manipulado é um vasodilatador potente, que causa vasodilatação direta nas células musculares lisas estimulando a microcirculação do folículo piloso promovendo o crescimento capilar.
O minoxidil é um medicamento utilizado no tratamento da queda de cabelo, principalmente a alopecia androgenética, também conhecida como calvície. Ele atua estimulando os folículos capilares, prolongando a fase de crescimento do cabelo (anágena) e ajudando a reverter o processo de miniaturização dos folículos.
Por ser um vasodilatador, o minoxidil também é utilizado para tratamento de hipertensão (pressão alta).
O minoxidil pode ser manipulado de duas formas: oral e tópica. A forma oral são cápsulas e comprimidos, já a forma tópica pode ser em loções capilares, espumas, séruns e géis.
A farmácia com manipulação deve cumprir a RDC 67/2007 para o seu funcionamento e emissão da licença sanitária pela vigilância sanitária local. Essa resolução rege as Boas Pŕáticas de Manipulação para assegurar a qualidade dos produtos manipulados.
Dentro da RDC67/2007, para a manipulação do minoxidil oral, a farmácia deve cumprir o anexo II, ter estudo de perfil de dissolução, dispensação com bula orientativa, entre outros.
O minoxidil oral é classificado como uma substância de baixo índice terapêutico com baixa dose e alta potência, portanto, a farmácia tem que ter permitida na licença sanitária a sua manipulação.
O minoxidil tópico é utilizado na concentração 2-5% duas vezes ao dia ou de acordo com a prescrição médica.
O minoxidil oral deve ser utilizado sob prescrição médica e sua dose varia 0,25mg a 10mg.
Leia também: Minoxidil para barba: como e quando usar?
A principal diferença é que o minoxidil pode ser manipulado na dosagem exata que o paciente necessita e na versão oral (em comprimidos ou cápsulas). Além disso, o manipulado é uma boa opção quando o paciente apresenta alergias, intolerância ou restrição a algumas substâncias presentes na composição padrão.
Sim, o minoxidil manipulado possui a mesma qualidade do minoxidil industrializado, com a facilidade de personalização da fórmula em relação a dose e forma farmacêutica.
Além disso, o minoxidil em comprimidos, em cápsulas ou de uso tópico nas versões manipuladas possui algumas vantagens, como a maior adesão ao tratamento e menos riscos de efeitos colaterais.
O minoxidil manipulado é a melhor opção por ser adaptada para a necessidade do paciente, entretanto, depende do médico prescritor determinar qual a melhor opção para o paciente.
Alguns dos principais benefícios do minoxidil manipulado são:
Os principais efeitos colaterais são hipertricose, cefaleia, tontura, edema, irritação,entre outros. Esses efeitos colaterais geralmente cessam com o tratamento contínuo e são mais leves em fórmulas manipuladas pelo fato de suas dosagens serem personalizadas e puras.
Sim, por se tratar de um medicamento, necessita de prescrição e acompanhamento médico.
O preço pode variar de acordo com a fórmula. Se você já tem uma receita, basta enviar uma foto ou PDF dela através do site ou APP da Drogasil Manipulação para descobrir em minutos o valor da sua fórmula com minoxidil manipulado.
CRF-CE: 7560
Achei interessante
O minoxidil via oral pode ser manipulado com outros ativos?
Olá, Danielle! O minoxidil via oral pode, em alguns casos, ser manipulado com outros ativos, mas isso depende da avaliação de um médico ou farmacêutico. Como é um medicamento com efeitos na circulação e pressão arterial, a combinação com outros componentes deve ser feita com cautela para garantir segurança e eficácia. Sempre consulte um profissional antes de manipular fórmulas personalizadas.
Jóia