hello world!

Minoxidil manipulado: diferenças do industrializado e preço

Atualizado 01/11/24
Criado 14/08/24
Tempo de leitura: 3 minutos
Homem branco caucasiano de meia idade com barba curta olha para o cabelo no espelho do banheiro e se preocupa com a calvície. O conteúdo fala sobre minoxidil manipulado.
A-
A+
hello world!

O cabelo é um fator de autoestima para homens e mulheres, porém algumas condições podem atrapalhar o crescimento e provocar a queda dos fios, como é o caso da alopécia androgenética e areata. 

Outros fatores que podem causar queda de cabelo são síndrome metabólica (diabetes, hipertensão, obesidade e triglicérides altos), tabagismo, anemia, disfunção da tireoide, estresse crônico, infecções (dengue, covid 19, etc.), doenças autoimunes, entre outros.

Atualmente, o minoxidil é um dos principais medicamentos recomendados para o tratamento de alopecia e pode ser utilizado tanto de forma oral, quanto de forma tópica. 

O minoxidil manipulado é um vasodilatador potente, que causa vasodilatação direta nas células musculares lisas estimulando a microcirculação do folículo piloso promovendo o crescimento capilar. 

Para que serve o minoxidil manipulado?

O minoxidil é um medicamento utilizado no tratamento da queda de cabelo, principalmente a alopecia androgenética, também conhecida como calvície. Ele atua estimulando os folículos capilares, prolongando a fase de crescimento do cabelo (anágena) e ajudando a reverter o processo de miniaturização dos folículos. 

Por ser um vasodilatador, o minoxidil também é utilizado para tratamento de hipertensão (pressão alta).

Como é feito o minoxidil manipulado?

O minoxidil pode ser manipulado de duas formas: oral e tópica. A forma oral são cápsulas e comprimidos, já a forma tópica pode ser em loções capilares, espumas, séruns e géis.

Como sei se o minoxidil manipulado é confiável?

A farmácia com manipulação deve cumprir a RDC 67/2007 para o seu funcionamento e emissão da licença sanitária pela vigilância sanitária local. Essa resolução rege as Boas Pŕáticas de Manipulação para assegurar a qualidade dos produtos manipulados.

Dentro da RDC67/2007, para a manipulação do minoxidil oral, a farmácia deve cumprir o anexo II, ter estudo de perfil de dissolução, dispensação com bula orientativa, entre outros. 

O minoxidil oral é classificado como uma substância de baixo índice terapêutico com baixa dose e alta potência, portanto, a farmácia tem que ter permitida na licença sanitária a sua manipulação.

Como usar o minoxidil manipulado?

Minoxidil de uso tópico

O minoxidil tópico é utilizado na concentração 2-5% duas vezes ao dia ou de acordo com a prescrição médica. 

Minoxidil comprimido ou cápsula (uso oral)

O minoxidil oral deve ser utilizado sob prescrição médica e sua dose varia 0,25mg a 10mg.

Leia também: Minoxidil para barba: como e quando usar?

Qual a diferença do minoxidil manipulado?

A principal diferença é que o minoxidil pode ser manipulado na dosagem exata que o paciente necessita e na versão oral (em comprimidos ou cápsulas). Além disso, o manipulado é uma boa opção quando o paciente apresenta alergias, intolerância ou restrição a algumas substâncias presentes na composição padrão.

Minoxidil manipulado é bom?

Sim, o minoxidil manipulado possui a mesma qualidade do minoxidil industrializado, com a facilidade de personalização da fórmula em relação a dose e forma farmacêutica.

Além disso, o minoxidil em comprimidos, em cápsulas ou de uso tópico nas versões manipuladas possui algumas vantagens, como a maior adesão ao tratamento e menos riscos de efeitos colaterais.

Qual o melhor minoxidil: manipulado ou industrializado?

O minoxidil manipulado é a melhor opção por ser adaptada para a necessidade do paciente, entretanto, depende do médico prescritor determinar qual a melhor opção para o paciente.

 Alguns dos principais benefícios do minoxidil manipulado são:

  • Personalização: A concentração do minoxidil pode ser ajustada de acordo com a recomendação médica, o que é útil para pacientes que necessitam de doses específicas.
  • Combinações: A manipulação permite a combinação do minoxidil com outros ingredientes ativos ou aditivos que podem beneficiar o tratamento da queda de cabelo.
  • Custo: Em alguns casos, pode ser mais econômico do que as versões comerciais do minoxidil.

Quais são os efeitos colaterais do minoxidil manipulado?

Os principais efeitos colaterais são hipertricose, cefaleia, tontura, edema, irritação,entre outros. Esses efeitos colaterais geralmente cessam com o tratamento contínuo e são mais leves em fórmulas manipuladas pelo fato de suas dosagens serem personalizadas e puras.

Minoxidil precisa de receita para manipular?

Sim, por se tratar de um medicamento, necessita de prescrição e acompanhamento médico.

Quanto custa o minoxidil manipulado? 

O preço pode variar de acordo com a fórmula. Se você já tem uma receita, basta enviar uma foto ou PDF dela através do site ou APP da Drogasil Manipulação para descobrir em minutos o valor da sua fórmula com minoxidil manipulado.

Média de classificação: 4.5/5
Por: Thaiany Pereira
Farmacêutica

CRF-CE: 7560

Comentários
4

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha os campo(s)

Preencha os campo(s)

    1. Olá, Danielle! O minoxidil via oral pode, em alguns casos, ser manipulado com outros ativos, mas isso depende da avaliação de um médico ou farmacêutico. Como é um medicamento com efeitos na circulação e pressão arterial, a combinação com outros componentes deve ser feita com cautela para garantir segurança e eficácia. Sempre consulte um profissional antes de manipular fórmulas personalizadas.

hello world!
Solicitar orçamento