
A hipertensão arterial, comumente conhecida como pressão alta, é uma condição crônica caracterizada por níveis elevados de pressão sanguínea nas artérias, o que faz com que o coração exerça um esforço maior do que o normal para circular o sangue pelo corpo.
Segundo dados do Ministério da Saúde, cerca de 24,7% da população adulta brasileira sofre com essa condição, que é também um fator de risco primário para doenças cardiovasculares.
A hipertensão pode surgir por fatores ambientais e genéticos. Alguns dos principais são:
Leia também: O que o caracteriza o sedentarismo e como revertê-lo
Continue lendo sobre o assunto: Pressão alta emocional: como o estresse pode causar hipertensão
Para esclarecer essa dúvida é necessário entender que existe o tipo de hipertensão primária e a hipertensão secundária que surge em decorrência de outra doença, como a doença renal crônica. Além disso, problemas de tireoide, altos níveis de cortisol e problemas de sono também afetam a saúde e podem fazer a pressão subir.
Os sinais e pressão alta são comumente confundidos com os de outras condições de saúde, sendo que os principais são:
Diversos hábitos podem ajudar a manter a pressão em níveis adequados. Exercitar-se regularmente, dormir bem, manter uma dieta saudável, praticar atividades que combatam o estresse, evitar bebidas alcoólicas e cigarros irão ajudar a ter qualidade de vida e evitar doenças como a hipertensão.
Além disso, existem também alguns fitoterápicos que podem auxiliar na pressão alta, como o hibisco, por exemplo, que possui propriedades diuréticas e vasodilatadoras.
É importante ressaltar que, embora esses fitoterápicos possam oferecer benefícios na gestão da hipertensão, eles não substituem os medicamentos prescritos por profissionais de saúde.
Quando as mudanças no estilo de vida não são suficientes para controlar a pressão alta, o uso de medicamentos como a losartana, por exemplo, pode ser necessário.
Existem várias classes de anti-hipertensivos, e o médico pode recomendar um ou uma combinação deles, dependendo das necessidades individuais e de possíveis condições subjacentes. Algumas das mais comuns incluem:
Além disso, é fundamental fazer acompanhamento médico para monitorar a pressão arterial e ajustar o tratamento conforme necessário.
Leia também: Opções personalizadas de remédio para pressão alta
Manipulados para pressão alta são fármacos anti-hipertensivos que são preparados em farmácias de manipulação, de acordo com prescrição médica.
Esse tipo de medicação pode ser indicada quando doses específicas, combinações de medicamentos ou formas farmacêuticas personalizadas são necessárias para atender às necessidades do paciente.
Isso porque a manipulação permite personalizar a dosagem, a forma farmacêutica (como cápsulas, líquidos, géis), e, em alguns casos, combinar diferentes princípios ativos em um único medicamento, buscando otimizar o tratamento da hipertensão arterial.
Diversos princípios ativos utilizados no tratamento da hipertensão podem ser manipulados e outra grande vantagem é que esse tipo de medicamento costuma ser mais eficiente justamente por ser personalizado para cada caso. Por isso, se você foi diagnosticado com hipertensão, não deixe de conversar com o seu médico de confiança sobre os manipulados para pressão alta.
CRBM: 35430
Posso tomar atenolol e Losartana juntos,tomo atenolol mas minha pressão continua alta.
Olá, Val. O ideal é que você consulte seu médico para que ele possa avaliar o seu quadro clínico e ajustar suas medicações conforme o necessário.