
Originalmente utilizado para tratar a hipertensão arterial, o Minoxidil é um medicamento que passou a ser amplamente utilizado no tratamento da calvície devido à sua eficácia no crescimento de fios de cabelos e pelos em diferentes partes do corpo.
Recentemente, o uso do Minoxidil para a barba passou a ser considerado por homens que buscam engrossar e crescer os fios dessa região do rosto, que pode apresentar falhas e parecer “rala” em muitos casos.
A Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) já se manifestou sobre a eficácia e segurança do produto, mas vale lembrar que seu uso deve ser sempre indicado e monitorado por um profissional de saúde.
A indicação do uso do Minoxidil deve ser feita após uma avaliação, na qual o dermatologista irá considerar fatores como idade, histórico de saúde e possíveis alergias do paciente.
O uso do Minoxidil pode ser considerado para homens que, por razões genéticas ou hormonais, não conseguem desenvolver uma barba espessa e uniforme.
Embora o princípio ativo seja o mesmo, a formulação do Minoxidil pode variar entre produtos destinados ao couro cabeludo e a para a barba. A concentração mais comum para o tratamento capilar é de 5%, enquanto para a barba pode variar entre 2% e 5%.
Além disso, a base do produto de uso tópico (solução ou espuma) pode ser diferente para facilitar a aplicação e a absorção na área a ser tratada.
Leia também: Como corrigir a barba falhada? Saiba o que fazer
A aplicação do Minoxidil na barba deve ser feita com cuidado e seguindo as orientações médicas. Geralmente, recomenda-se aplicar o produto duas vezes ao dia, uma de manhã e a outra à noite.
A pele deve estar limpa e seca antes da aplicação. Utiliza-se um conta-gotas ou aplicador específico para distribuir o produto uniformemente nas áreas desejadas.
Após a aplicação, é importante lavar as mãos e evitar o contato do produto com outras áreas do rosto ou corpo. Também é ideal evitar lavar a barba por 4 horas após a aplicação do Minoxidil.
A dose total diária não deve exceder 2 ml.
Não é necessário raspar a barba para aplicar o Minoxidil. O importante é garantir que o ativo atinja a pele, pois é lá que ele atua para estimular os folículos pilosos.
Manter a barba aparada pode facilitar a aplicação e a absorção do produto e não compromete a eficácia do tratamento.
Geralmente, os primeiros sinais de crescimento podem ser observados após 3 a 4 meses de uso contínuo, enquanto resultados mais significativos levam cerca de 6 meses até serem observados.
Como o produto age no engrossamento na estrutura dos fios, que se originam no folículo, sua ação pode ser notada quando estes já tiverem comprimento para serem observados a olho nu.
É comum que alguns pacientes afirmem que os resultados do minoxidil na barba são mais rápidos, mas vale lembrar que o crescimento dos pelos faciais é um processo gradual e pode variar de pessoa para pessoa.
Por isso, é importante manter a consistência e seguir as orientações do dermatologista, sem interromper o tratamento sem a devida orientação.
Assim como qualquer outro medicamento, o Minoxidil pode causar alguns efeitos colaterais indesejados, como:
Somente um profissional especializado poderá dizer qual é o melhor tratamento para você, indicando a concentração e a forma farmacêutica que faz mais sentido para o seu caso.
Soluções e espumas em concentração de 5%, por exemplo, são geralmente mais eficazes para o crescimento de pelos no rosto, mas podem causar irritação em algumas pessoas.
Portanto, é importante consultar um dermatologista para escolher o produto mais adequado às suas necessidades.
Neste sentido, vale a pena discutir com o seu dermatologista sobre o uso do Minoxidil manipulado, que nada mais é do que o Minoxidil em uma versão adaptada para o paciente.
Deixe um Comentário