
A chamada barba falhada ocorre quando a barba cresce de maneira desigual, deixando algumas áreas do rosto com menos pelos.
Para homens que valorizam a aparência da barba e sentem que ela é uma parte importante de sua identidade, as falhas podem causar um impacto em sua autoestima e a busca por formas de corrigir o problema.
Atualmente, é possível eliminar ou amenizar as falhas nesta região de diversas formas: com medicamentos, suplementos ou até mesmo cosméticos de uso tópico. Para saber mais sobre cada uma dessas opções, confira o artigo.
O crescimento da barba é um processo que varia de pessoa para pessoa e pode levar semanas, meses ou até mesmo anos para que a barba atinja sua plenitude.
A razão para isso é que, durante as fases iniciais de crescimento, é comum que a barba pareça desigual e apresente áreas com falhas. Essas áreas podem ser temporárias e podem ser preenchidas à medida que os pelos crescem mais densamente com o tempo.
Um erro comum é fazer a barba com muita frequência. Raspar a barba muito cedo pode prejudicar o processo de crescimento e fazer com que a barba pareça ainda mais falhada.
A barba falhada também pode acontecer por fatores genéticos, que influenciam diretamente no crescimento dos pelos. Além disso, deficiências nutricionais ou distúrbios hormonais também podem impactar no crescimento dos fios.
Se você se incomoda com as falhas na sua barba, o primeiro passo para reverter esse quadro é se consultar com um dermatologista para entender as causas e as possibilidades de tratamento para estimular o crescimento de pelos.
Isso porque o tratamento depende da causa da falha, ou seja, se as falhas são provocadas pela falta de vitaminas e nutrientes, a suplementação é indicada. Já se há algum tipo de desordem hormonal, os medicamentos podem ser considerados. Continue lendo e saiba mais.
Quando a barba falhada está relacionada a deficiências nutricionais, o tratamento deve começar de dentro para fora. Vitaminas como a biotina (vitamina B7), desempenham um papel fundamental no fortalecimento dos folículos pilosos e na promoção do crescimento saudável da barba.
Outros nutrientes, como ômega-3, óleo de linhaça e as vitaminas A, C e E, além de minerais como zinco e ferro, também são essenciais para um ambiente propício ao crescimento capilar e para tratar as causas subjacentes ao problema.
O ideal é consultar um profissional para entender exatamente quais nutrientes você precisa repor ao invés de simplesmente suplementar qualquer ativo, pois, assim, o tratamento será mais eficiente.
Existem casos onde a barba falhada está associada à baixa produção de testosterona pelo organismo. Neste caso, é preciso investir em terapias de reposição hormonal, mas também é essencial que esse tratamento seja supervisionado por um médico, pois a dosagem precisa ser ajustada de acordo com as necessidades individuais do paciente .
A testosterona manipulada é uma ótima opção para estes casos, pois é feita exatamente na dosagem ideal para o tratamento prescrito pelo médico e evita os riscos de efeitos colaterais indesejados.
Leia mais em: Reposição hormonal masculina: quando é necessária e como funciona
O uso de produtos para a barba não precisa ser algo restrito a homens extremamente vaidosos, afinal, todos podem se beneficiar desse tipo de tratamento. Os shampoos para a barba, por exemplo, são fundamentais para remover sujeira, oleosidade e detritos acumulados na região, mantendo a barba limpa e saudável.
Há também os óleos e bálsamos para barba, que ajudam a manter os pelos hidratados, suaves e brilhantes, além de reduzirem a irritação da pele que pode ocorrer durante o crescimento da barba.
Todos esses cosméticos ainda podem ser turbinados com ativos de crescimento para a barba, como a biotina e o óleo de linhaça que já mencionamos por aqui.
Para homens que desejam medidas mais drásticas e estão determinados a superar uma barba falhada, existem tratamentos de estímulo ao crescimento que podem ser considerados, como no caso do minoxidil.
O minoxidil é um medicamento tópico amplamente utilizado para estimular o crescimento capilar. O medicamento está disponível em diferentes concentrações e é aplicado diretamente na área da barba. Ele pode ajudar a estimular o crescimento de pêlos mais espessos e preencher as áreas com falhas.
Vale lembrar, porém, que a eficácia desses tratamentos varia de pessoa para pessoa, e nem todos experimentarão resultados significativos. Além disso, o uso de produtos tópicos, como o minoxidil, geralmente requer consistência e paciência, pois pode levar vários meses para observar mudanças significativas.
Aproveite e conheça os efeitos do minoxidil na barba
Deixe um Comentário