
Oriunda do amido de milho, a dextrose é um monossacarídeo ou carboidrato simples com alto índice glicêmico, o que significa que é rapidamente absorvida pelo sistema digestivo e resulta em um aumento rápido dos níveis de glicose no sangue.
Essa glicose é transportada para todas as células do corpo e convertida em ATP, a principal forma de energia utilizada pelas células para realizar suas funções -- ou seja, é um tipo de carboidrato que fornece energia em pouquíssimo tempo.
A principal fonte de energia do nosso organismo vem dos carboidratos, seja para se movimentar nas tarefas do dia a dia ou até mesmo para realizar exercícios físicos.
Por ser um tipo de carboidrato simples, a dextrose vem sendo utilizada como suplemento para dar energia rápida para o corpo durante a prática de exercícios físicos, principalmente aqueles em que se exige bastante esforço.
O suplemento de dextrose é uma opção interessante para quem pratica exercícios de longa duração ou alta intensidade, uma vez que, nesses tipos de atividade, o corpo demanda uma maior quantidade de energia para conseguir um bom desempenho durante todo o tempo.
Para exercícios de baixa intensidade, somente a alimentação é o suficiente para suprir as demandas energéticas. Aproveite e veja quais são os principais suplementos, frutas e alimentos ricos em carboidrato.
Dessa forma, a suplementação de dextrose pode ser indicada para:
Leia também: Palatinose: para que serve e como tomar o suplemento
É preciso seguir orientações de profissionais capacitados, já que, o consumo de dextrose sem necessidade pode levar a quadros de hiperglicemia e favorecer a resistência à insulina, além de causar desconfortos gastrointestinais, como náuseas e dores.
Outra desvantagem da dextrose é a falta de vitaminas e minerais em sua composição, uma vez que esta é somente uma fonte de carboidrato de rápida absorção. Inclusive por isso, se tomado de forma errada ou em excesso, o suplemento também pode engordar.
O suplemento de dextrose é geralmente encontrado na forma de pó, e estudos indicam a ingestão de 30g a 60g por dia, que podem ser dissolvidas em aproximadamente 250ml de água ou em uma bebida de sua escolha.
O consumo de dextrose é mais benéfico quando realizado antes, durante e após o exercício físico. Em cada um desses momentos, ela desempenha funções específicas:
Enquanto a dextrose consiste em um carboidrato simples ou um monossacarídeo, a maltodextrina é composta por um carboidrato mais complexo conhecido como oligossacarídeo, contendo de dois a dez monossacarídeos.
Apesar da maltodextrina ser considerada um carboidrato complexo, diversas análises indicaram que sua taxa de absorção é extremamente semelhante à da dextrose, atuando como um carboidrato de alto índice glicêmico e sendo uma exceção entre os oligossacarídeos, que normalmente possuem baixo índice glicêmico.
Portanto, embora difiram em sua composição, ambos os suplementos são similares quando se trata de fornecer uma fonte de energia rápida para melhorar o desempenho durante a atividade física.
A consulta com um nutricionista é importante para entender qual dos suplementos é o melhor para as suas necessidades e objetivos.
Apesar de muitos suplementos manipulados terem sido associados a casos de alterações na formulação, é possível encontrar suplementos de procedência garantida feitos a partir de insumos puros em farmácias de manipulação de confiança.
A dextrose manipulada, quando feita em um laboratório certificado pela Anvisa, é vantajosa por uma série de motivos, a começar pelo fato de que a formulação é totalmente personalizada para as necessidades e objetivos de cada pessoa.
A manipulação também exclui ingredientes e conservantes desnecessários da formulação, ao mesmo tempo que possibilita a combinação de diferentes ativos para criar um suplemento único de acordo com a recomendação de um profissional de saúde.
Ao optar pela manipulação da dextrose, você estará garantindo um suplemento exclusivo, na dosagem ideal para você e muitas vezes até mais barato do que os suplementos prontos. Por isso, vale conversar com o seu nutricionista sobre as vantagens do manipulado, caso você ainda não tenha experimentado essa opção.
Deixe um Comentário