
A tiamina, também conhecida como vitamina B1, é uma vitamina hidrossolúvel essencial para o metabolismo energético e a saúde do sistema nervoso. Encontrada em alimentos como cereais integrais, carnes magras, nozes e leguminosas, sua deficiência pode causar fadiga e problemas neurológicos.
Um estudo publicado no Journal of Diabetes Research indica que a suplementação de tiamina pode melhorar a função cognitiva e reduzir sintomas de neuropatia diabética, mas seus benefícios são diversos.
Parte do complexo B de vitaminas, a tiamina ajuda em reações químicas importantes no corpo, especialmente na produção de energia. Ela participa de processos que ocorrem dentro das células, como a transformação de nutrientes em energia e a produção de compostos necessários para o funcionamento celular.
Ela também participa na síntese de neurotransmissores como a acetilcolina e, por isso, é vital para o funcionamento adequado do sistema nervoso. Também é necessária para digestão adequada dos alimentos, uma vez que atua na produção de ácido clorídrico no estômago.
Além disso, a tiamina ainda contribui para a saúde do coração, ajudando na função cardíaca e na manutenção do tônus muscular do coração, que é essencial para garantir que o sangue seja bombeado de forma eficaz para todas as partes do corpo.
Aproveite e conheça outros suplementos para dar energia.
A tiamina atua na prevenção de condições neurológicas, como o beribéri e a síndrome de Wernicke-Korsakoff, que podem surgir devido à deficiência prolongada dessa vitamina e afetar o sistema nervoso e cardiovascular. Além disso, a vitamina também demonstrou ter propriedades antioxidantes, ajudando a proteger as células contra o estresse oxidativo.
A deficiência de tiamina pode levar a sintomas como:
A falta de tiamina pode ser causada por uma dieta pobre em alimentos ricos em vitamina B1, pelo consumo excessivo de álcool, por doenças crônicas como diabetes e insuficiência cardíaca, e também por problemas de absorção intestinal, principalmente.
Os estoques de vitamina B1 duram cerca de duas semanas a um mês no organismo. Mulheres grávidas, que têm uma demanda metabólica maior, também podem acabar sofrendo com a falta da vitamina durante a gestação.
Leia também: Melhores suplementos para gestante além do ácido fólico
Suplementar a tiamina pode ser uma alternativa para pessoas diagnosticadas com a falta dessa vitamina, idosos, gestantes, alcoólatras crônicos e pessoas com diabetes, insuficiência cardíaca e doenças gastrointestinais.
Pacientes que passaram por situações de estresse prolongado também podem se beneficiar dessa suplementação, uma vez que o estresse crônico pode aumentar a demanda por tiamina no corpo.
A tabela RDA (Recommended Dietary Allowance - Ingestão Dietética Recomendada) indica que o consumo diário de tiamina deve ser de:
Como qualquer outra vitamina, a tiamina pode ser manipulada em farmácias de manipulação conforme recomendação médica.
A vantagem desse tipo de formulação é que a dose já vem ajustada de acordo com as necessidades do paciente, além de ser possível combinar diferentes vitaminas para vários objetivos em um único suplemento.
A manipulação também permite a escolha de formas farmacêuticas mais convenientes, como cápsulas, comprimidos ou soluções líquidas, melhorando a adesão ao tratamento.
Por isso, se você precisa suplementar a tiamina, não deixe de conversar com o seu médico sobre essa opção. Caso já tenha uma receita de tiamina manipulada, basta enviar para a Drogasil manipulação para receber nosso orçamento em minutos!
Gostaria de saber se existe algum comprimido ou algo assim de Tiamina, quantas mg por comprimido e qual o preço de uma caixa com 30 comprimidos.
orestejunior51@gmail.com Oreste - de Campinas sp
Olá, Oreste!
Sim, a tiamina está disponível em comprimidos, mas a dosagem e o preço podem variar conforme a marca e a farmácia. Para consultar valores e disponibilidade, recomendamos que você verifique em farmácia Drogasil ou nos envie sua receita que nós fazemos o orçamento para você.
Se precisar de mais informações, estamos à disposição! 💚