hello world!

Remédio para gordura no fígado: opções naturais e de farmácia

Atualizado 07/04/25
Criado 25/02/25
Tempo de leitura: 3 minutos
A-
A+
hello world!

A gordura no fígado, também conhecida como esteatose hepática, é uma condição em que há um acúmulo excessivo de gordura nas células do fígado. Ela pode ser classificada de duas formas: alcoólica e não alcoólica. 

Com o aumento dos casos de excesso de peso e diabetes na população, não é coincidência que a forma mais comum seja a esteatose hepática não alcoólica, que é causada principalmente por fatores como obesidade, resistência à insulina, diabetes tipo 2, alimentação não saudável, síndrome metabólica, sedentarismo e alguns medicamentos.

Quando não tratada, a esteatose hepática pode evoluir para cirrose ou até mesmo câncer fígado. Por isso, além da mudança de hábitos, que é a principal forma de regredir a doença, recomenda-se também o uso de remédios para gordura no fígado, que atuam combatendo e controlando as doenças que prejudicam o funcionamento deste órgão.

Remédios para gordura no fígado de farmácia

Embora não exista um fármaco que atue para eliminar diretamente a gordura do fígado, os médicos podem recomendar medicamentos como parte do tratamento para esteatose hepática. Eles atuam no combate às condições que contribuem para o acúmulo de gordura no fígado e, dessa forma, ajudam a prevenir a progressão da doença.

Alguns dos remédios de farmácia para tratar gordura no fígado são:

Estatinas

São utilizadas quando o paciente tem hiperlipidemia associada para melhorar o perfil lipídico e, consequentemente, a gordura no fígado.

Metformina

Utilizado para tratamento de diabetes tipo 2, pode ajudar a diminuir a gordura do fígado em alguns casos, especialmente em pacientes com resistência à insulina.

Leia também: Alimentos para diabéticos: 20 alimentos e bebidas para evitar.

Pioglitazona

Pertence a classe tiazolidinedionas e age na melhora da resistência à insulina, além de reduzir a inflamação do fígado.

Orlistat

O orlistat (ou orlistate) reduz a absorção de gordura no trato gastrointestinal, resultando na perda de peso e de gordura no fígado.

Remédio naturais para gordura no fígado

O uso de fitoterápicos para o tratamento de gordura no fígado pode ser benéfico pela ação diretamente nos hepatócitos, que são as principais células funcionais do fígado. 

Algumas opções de remédios naturais que podem ser utilizadas, sempre com orientação e acompanhamento médico, são:

Cardo mariano ou silimarina

Compostos por flavonoides silibina, silidianina, silicristina, esses bioativos possuem ação antioxidante e anti-inflamatória que impedem a inflamação e a morte das células hepáticas e promove a regeneração dos hepatócitos. 

Leia também: Silimarina: indicações, como tomar, efeitos e opção manipulada.

Chá verde

Seu principal ativo são as catequinas, que são responsáveis por aumentar a beta oxidação mitocondrial, protegendo o fígado e impedindo a progressão da doença hepática.

Alcachofra

A alcachofra é composta por cinarina e flavonoides e, por isso, auxilia na produção e secreção da bile pelo fígado que atua na digestão de gorduras e protege contra danos oxidativos e toxinas. 

Berinjela

Composto por aminoácidos, saponinas e flavonóides, o extrato de berinjela pode ser utilizado para diminuição de colesterol, peroxidação de gorduras. Por conter flavonoides, têm atividade anti-inflamatória e antioxidante. 

Dente de leão

É uma planta diurética e desintoxicante e possui atividade anti-inflamatória e antioxidante, que auxilia na eliminação de toxinas e no suporte à função hepática, contribuindo para a redução da gordura no fígado.

Boldo do Chile

Composto por sesquiterpenos e flavonoides, o boldo do Chile melhora a digestão e promove a saúde do fígado, ajudando a metabolizar gorduras e a proteger contra danos hepáticos.

Remédio manipulado para gordura no fígado

Nas farmácias de manipulação, é possível criar medicamentos personalizados para cada paciente. Tanto os fármacos sintéticos, quanto os ativos naturais podem ter suas dosagens adaptadas para as necessidades de cada pessoa.

Além disso, a manipulação também permite a associação de ativos para que não seja necessário tomar vários medicamentos ao longo do dia e a adaptação das formas farmacêuticas - o que significa que você pode criar seu medicamento em forma de balas de goma, chocolates, sachês, e outras diversas opções.

Além dos ativos já mencionados, o paciente também pode contar com os seguintes ativos manipulados:

Altilix

Encontrado em farmácias magistrais, o Altilix e é um princípio ativo natural extraído das folhas da alcachofra, que naturalmente otimiza as funções enzimáticas do fígado.

Fosfatidilcolina

Essencial para a reparação das membranas celulares do fígado, melhora o metabolismo lipídico e apoia a função hepática, ajudando a prevenir a progressão da esteatose hepática.

Vitamina E

Reduz o estresse oxidativo no fígado, protegendo as células hepáticas de danos e retardando a progressão da doença, contribuindo para a saúde hepática a longo prazo.

Leia também: Vitamina E e seus benefícios para a saúde, pele e cabelos.

Ácido ursodesoxicólico

Melhora a função hepática ao promover a secreção biliar e reduzir a inflamação, protegendo as células do fígado e ajudando a prevenir complicações mais graves.

É seguro tomar remédio caseiro para gordura no fígado?

O uso de remédios caseiros para gordura no fígado é seguro, desde que orientado por um médico qualificado. Isso porque até mesmo as plantas medicinais podem interagir com outros medicamentos e alimentos, além de causarem reações adversas. 

Por isso, antes de consumir qualquer suco ou chá em sua forma natural com o objetivo de melhorar o quadro de esteatose hepática, não deixe de consultar um profissional de saúde.

Média de classificação: 3.3/5
Por: Thaiany Pereira
Farmacêutica

CRF-CE: 7560

Comentários
%

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha os campo(s)

Preencha os campo(s)

hello world!
Solicitar orçamento