
Com o passar dos anos, é normal que o envelhecimento cause transformações na pele. Uma delas é a redução de colágeno, que compromete a integridade e elasticidade da pele, contribuindo para o aparecimento de rugas, linhas de expressão e flacidez.
Os peptídeos de colágeno são fragmentos de proteínas derivados do colágeno, obtidos pela quebra enzimática e são uma ótima opção para a prevenção do aparecimento desses sinais e na busca pela preservação da pele.
Os peptídeos de colágeno atuam enviando um sinal para as células da pele aumentarem a produção de colágeno. Ao proporcionarem esse estímulo, ajudam a combater os sinais de envelhecimento e a reparar a barreira cutânea, promovendo elasticidade e hidratação.
Por agirem diretamente na produção do colágeno, são muito encontrados em dermocosméticos e também em produtos para os cabelos e as unhas.
Alguns estudos experimentais também apontam o uso de peptídeos de colágeno como benéfico para o tratamento de lesões superficiais na cartilagem.
Mas, além do uso para fins estéticos, os peptídeos de colágeno também auxiliam na saúde das articulações e no fortalecimento dos ossos e dos músculos.
Leia também: Vitamina para cabelo e unha: saiba quais são as melhores
Quando falamos do uso para melhorias na pele, os principais benefícios são:
Leia também: Rugas: como identificá-las, tratá-las e preveni-las?
As diferenças está na estrutura das moléculas, já que enquanto o colágeno hidrolisado é uma forma mais simples e maior da proteína, os peptídeos de colágeno consistem em cadeias menores de aminoácidos.
Isso significa que os peptídeos são mais facilmente absorvíveis pelo organismo e, dessa forma, permitem uma ação mais eficaz na estimulação da produção de colágeno pelo corpo.
Os peptídeos de colágeno podem ser encontrados principalmente em forma de pó, cápsulas, gomas, tônicos, cremes e soluções líquidas.
Essa versatilidade de formas farmacêuticas facilita a incorporação dos peptídeos na rotina de cuidados com a pele e a escolha da forma de consumo depende das preferências de cada paciente e das necessidades específicas para qual estão sendo recomendadas.
Vale ressaltar que, como qualquer tratamento, é importante estar em acompanhamento com profissionais de saúde, que conheçam seu histórico de saúde e possam minimizar os possíveis efeitos colaterais.
O melhor suplemento ou cosmético de peptídeos de colágeno é aquele que considera as necessidades e características da sua pele. Por isso, o ideal é consultar um profissional especializado, como um dermatologista, que irá avaliar suas necessidades e seu tipo de pele, e poderá recomendar uma fórmula personalizada que ofereça os melhores resultados de forma segura.
Os peptídeos de colágeno manipulados são a melhor opção para um tratamento rápido e eficaz.
Isso porque a personalização da fórmula permite adequar a concentração e realizar a combinação de ativos conforme as necessidades de cada pessoa, bem como adicionar vitaminas e nutrientes na formulação que potencializam os benefícios para a pele e para o corpo.
A vitamina C, por exemplo, é um ótimo ingrediente para ser combinado aos peptídeos, pois ajuda a aumentar a síntese de colágeno no corpo e a promover uma pele mais saudável. Através da manipulação, é possível reunir esses e outros ativos em um único suplemento ou cosmético.
Além disso, a manipulação garante um tratamento personalizado com segurança e qualidade, ajudando a manter a juventude e a vitalidade da sua pele sem o risco de efeitos colaterais.
Converse com o seu médico de confiança e conheça todos os benefícios de ter um produto personalizado para você.
CRF-SP: 96227
Deixe um Comentário