hello world!

Dor de cabeça constante: como tratar e prevenir este problema?

Atualizado 15/01/25
Criado 08/11/22
Tempo de leitura: 3 minutos
Mulher com dor de cabeça
A-
A+
hello world!

Sendo responsável por uma grande quantidade de atendimentos médicos, seja nos consultórios ou mesmo no pronto-socorro, a dor de cabeça, conhecida tecnicamente como cefaleia, é uma das principais queixas da população, sendo considerada uma das condições médicas mais incapacitantes, ou seja, que impedem o indivíduo de manter sua rotina normalmente.

Nesse texto, você poderá encontrar informações relevantes sobre a dor de cabeça constante, bem como suas principais causas, como lidar com ela no seu cotidiano e até mesmo como se prevenir.

Apesar de ser ligeiramente mais comum nas mulheres, o fato é que quase 100% da população vai ter cefaleia em algum momento, mas isso não significa necessariamente uma doença, pois a dor de cabeça constate pode ou não ter uma causa específica que esteja causando-a, sendo que na maioria dos casos não terão.

Os tipos de dor de cabeça

Por esse motivo, os médicos dividem as cefaleias, seja ela uma dor de cabeça constante ou ocasional, em primária (quando a dor não é causada por outro problema) ou secundária (quando é causada por algum outro problema).

O tipo de cefaleia mais comuns é a Tensional, que causa a sensação de como se tivesse uma fita em volta da cabeça, apertando-a, sendo que o paciente pode ter essa dor de cabeça constante em vários dias no mês. Suas principais causas estão relacionadas ao estilo de vida, podendo piorar com o estresse, falta de exercícios e poucas horas de sono de qualidade. 

Outro tipo de dor de cabeça constante é a enxaqueca, ou migrânea, que é mais comum nas mulheres, causando sensação de que a cabeça está “latejando”, geralmente piorando com barulho e luz forte, podendo causar inclusive náuseas e vômitos.

O tratamento adequado deve ser feito seguindo as orientações de um médico e, se seguido à risca, pode melhorar muito a qualidade de vida de quem sofre com este problema.

Existem também outras causas menos comuns de dor de cabeça constante do tipo primária, como a cefaleia em salvas, que geralmente tem uma curta duração e vem acompanhada de nariz entupido, sendo novamente necessária a avaliação de um médico para o diagnóstico e tratamento adequados.

Caso você se encontre em alguma dessas situações é de recomendado que procure atendimento médico com urgência.

Quando uma dor de cabeça constante deve me preocupar?

É importante ressaltar também que a cefaleia pode ser causada por um outro problema de saúde, como meningite, AVC’s (derrames) e câncer, e para isso os médicos procuram sempre investigar sinais de alarme, como:

 

●       Alterações súbitas nas sensações ou na visão, fraqueza, perda de coordenação;

●       Convulsões;

●       Fala arrastada ou ausência de fala;

●       Febre com rigidez no pescoço;

●       Dor de cabeça súbita e muito intensa;

●       Pressão arterial muito elevada;

●       Sintomas com início após os 50 anos

●       Perda de peso recente, sem dieta.

Existem alguns outros sinais que devem receber maior atenção e você pode conferi-los nesse artigo da Sociedade Brasileira de cefaleia.

Caso você se encontre em alguma dessas situações é de recomendado que procure atendimento médico com urgência.

Como tratar e prevenir a dor de cabeça constante?

Como medidas gerais, deve-se priorizar um estilo de vida saudável, evitando grandes estresses, praticando algum exercício físico, tendo uma boa noite de sono e fazendo coisas que lhe fazem bem, pois essa é a principal forma de prevenção tanto para a dor de cabeça constante quanto para diversas outras doenças. Você pode conferir dicas para uma alimentação mais saudável em nosso outro artigo.

Além disso, deve-se identificar a causa da cefaleia e para isso deve-se procurar um médico, para que ele possa lhe fornecer diagnóstico e tratamento adequados. 

Por fim, para o tratamento da dor de cabeça constante é necessária a escolha de medicamentos de qualidade, sendo os manipulados uma excelente opção e para isso é importante que o produto seja feito em farmácias de manipulação especializadas. Um jeito prático e rápido de encontrar a farmácia perfeita sem muito esforço é procurar online. O primeiro passo para comprar produto manipulado online é ter a sua receita em mãos. É muito importante que você já tenha consultado o seu médico. E que ele tenha indicado a prescrição do medicamento manipulado que você precisa.

O segundo passo para comprar medicamentos manipulados online é encontrar um bom laboratório.  A Drogasil Manipulação pode te ajudar com isso! Contamos com laboratórios parceiros de confiança e certificados pela Anvisa. Basta enviar sua receita , para receber um orçamento, que será enviado no seu e-mail em pouco tempo. Após finalizar a compra receba seus produtos onde precisar!

Este artigo foi útil?
Por: Drogasil Manipulação
Serviço de manipulação da Drogasil
Comentários
%

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha os campo(s)

Preencha os campo(s)

hello world!
Solicitar orçamento