hello world!

Remédio para gastrite: conheça os principais e opções naturais

Atualizado 01/11/24
Criado 04/09/24
Tempo de leitura: 3 minutos
Imagem do pescoço até a cintura de um homem utilizando jaleco e apontando para um modelo artificial do estômago humano. Conteúdo fala sobre remédio para gastrite, apresentando as principais opções de farmácia e naturais, além de métodos para aliviar os sintomas.
A-
A+
hello world!

A gastrite é a inflamação do revestimento gástrico e pode se apresentar de forma aguda ou crônica. Geralmente, é causada pelo uso de aspirina (ácido acetilsalicílico) ou outros anti-inflamatórios não esteroides (AINES); consumo de bebidas alcoólicas, tabagismo, distúrbios do sistema imunológico, infecções pela bactéria helicobacter pylori, entre outros fatores.

Além dos sintomas - como dor na região epigástrica (conhecido como dor na boca do estômago), azia ou queimação, desconforto abdominal, perda de apetite, náuseas e vômitos, o diagnóstico de gastrite pode ser feito a partir de uma endoscopia digestiva alta e biópsia. 

Com o diagnóstico em mãos, o médico irá prescrever o tratamento com remédios para gastrite, que atuam principalmente diminuindo ou inibindo a produção de ácido gástrico, protegendo a mucosa gástrica e antimicrobianos. 

Quais são os tipos de remédios para gastrite?

O tratamento para gastrite pode incluir diferentes medicamentos. Veja abaixo os principais tipos e exemplos de remédios que podem ser prescritos de acordo com o quadro do paciente.

1. Inibidores da bomba de prótons

Agem na redução da secreção ácida por inibição irreversível da H+, k+ ATPase da célula parietal gástrica. Alguns exemplos dessa classe são:

  • Esomeprazol
  • Lansoprazol
  • Omeprazol
  • Pantoprazol
  • Rabeprazol

2. Antagonistas dos receptores da histamina

Atuam na inibição da secreção ácida por bloqueio competitivo com a histamina em receptores H2 da célula parietal gástrica. Dentre os medicamentos disponíveis estão:

3. Antiácidos

Atua no alívio dos sintomas, como a azia, por exemplo. Os antiácidos que podem ser recomendados são:

4. Antibióticos

São utilizados para erradicação da Helicobacter pylori, restaurando defesas da mucosa. Alguns exemplos são:

  • Amoxicilina
  • Claritromicina
  • Metronidazol
  • Tetraciclina

5. Protetor de mucosa

Promove o aumento da secreção de muco e bicarbonato, usado em combinação com esquemas antimicrobianos para erradicação de H. pylori. O principal é:

  • Bismuto coloidal.

6. Medicamento manipulado para gastrite

Nas farmácias de manipulação, é possível encontrar os tipos de medicamentos e ativos naturais para tratamento para gastrite, com diferencial de personalização das fórmulas para a necessidade específica do paciente, além de menores chances de efeitos colaterais, já que possuem menos aditivos e conservantes.

O pantoprazol manipulado, por exemplo, é frequentemente prescrito pelos profissionais de saúde porque proporciona um alívio rápido dos sintomas da gastrite, uma vez que o início de sua ação se dá logo após a administração da primeira dose.

Outro exemplo é o stomazinc, um ativo do mercado magistral composto por zinco e peptídeo L- carnosina, indicado para disepsia (funcional, orgânica e associada ao H. pylori), prevenir lesões na mucosa gástrica, promover cicatrização de úlceras, inibir o crescimento da H. pylori e proteção da mucosa gástrica. Esse ativo não causa efeitos colaterais e tem baixa toxicidade, o que o torna uma opção segura para uso prolongado.

Posso tomar algum remédio caseiro para gastrite?

Como alternativa natural para gastrite, podemos citar a Maytenus ilicifolia, conhecida como espinheira santa. Ela pode ser consumida em forma de chá, tintura e cápsulas e é facilmente encontrada em farmácias de manipulação.

A espinheira santa é um fitoterápico com ação reconhecida pelo Sistema Único de Saúde (SUS) para gastrite, úlceras gástricas, gastrologias e dispepsias. Ela possui atividades cicatrizantes e antiinflamatórias devido aos seus ativos químicos com atividade terapêutica  como esteroides, triterpenos, polifenóis, flavonoides e taninos. 

No entanto, a espinheira santa não substitui o tratamento farmacológico com indicação médica e é contraindicada na gravidez e lactação.

Posso tomar remédio para gastrite sem receita médica?

Como a gastrite necessita de diagnóstico médico, o seu tratamento e esquemas terapêuticos também devem ser prescritos por um profissional de saúde. 

No entanto, alguns medicamentos para alívio de sintomas como azia, queimação, desconforto abdominal, etc.,são isentos de prescrição médica e podem ser utilizados com a orientação de um profissional farmacêutico.

O que mais posso fazer para aliviar a crise de gastrite?

Além do uso de medicamentos naturais, manipulados ou de drogarias, existem algumas medidas que podem contribuir para o alívio dos sintomas da gastrite:

  • Tomar chá de camomila, pois suas propriedades anti-inflamatórias podem ajudar a acalmar o estômago. Beba uma xícara de chá de camomila após as refeições.
  • Consumir gengibre, que tem efeitos anti-inflamatórios e pode ajudar a reduzir a produção de ácido no estômago. Você pode consumir gengibre fresco ralado, adicioná-lo ao chá ou consumir cápsulas de gengibre.
  • Comer com calma, mastigando bem os alimentos e respeitando os horários das refeições.
  • Evitar irritantes, reduzindo ou evitando o consumo de álcool, cafeína, refrigerantes e alimentos gordurosos.
  • Consumir probióticos em alimentos ricos, como iogurte natural, que podem ajudar a restaurar o equilíbrio da flora intestinal e promover a saúde digestiva.
  • Fazer refeições menores e mais frequentes, comendo porções menores de alimentos ao longo do dia para ajudar a reduzir a pressão sobre o estômago e melhorar a digestão.
  • Evitar cigarros.
  • Preferir alimentos menos ácidos e dar preferência a frutas com menos acidez, verduras e carnes magras.

De todo modo, é importante salientar que essas medidas não substituem o tratamento médico adequado.

A Drogasil Manipulação não incentiva a automedicação e produz fórmulas manipuladas exclusivamente com base em prescrições feitas por profissionais de saúde habilitados.

Média de classificação: 4.6/5
Por: Thaiany Pereira
Farmacêutica

CRF-CE: 7560

Comentários
3

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha os campo(s)

Preencha os campo(s)

hello world!
Solicitar orçamento