
Também conhecido como Hericium erinaceus ou lion's mane, o cogumelo juba de leão é um cogumelo comestível que tem sido utilizado há anos em países do leste asiático por suas propriedades medicinais.
Atualmente, é bastante encontrado em suplementos alimentares devido aos seus potenciais benefícios para a saúde.
Isso porque o Hericium erinaceus tem propriedades neuroprotetoras e anti-inflamatórias, e diversos estudos preliminares mostram resultados promissores do uso deste ativo para a prevenção de doenças neurodegenerativas e para o alívio do estresse.
As evidências sugerem que o cogumelo juba de leão pode ajudar na prevenção de doenças neurodegenerativas como Alzheimer e Parkinson, além de promover a regeneração e manutenção dos neurônios.
Além disso, este cogumelo tem demonstrado efeitos benéficos como:
Os compostos bioativos presentes no lion's mane estimulam a expressão de fatores neurotróficos, como o fator de crescimento nervoso (NGF), que é fundamental para a saúde do sistema nervoso. Esses efeitos fazem deste cogumelo uma opção promissora para a saúde mental e para a prevenção de declínios cognitivos.
Leia também: Remédio para memória: melhores ativos e vitaminas
O cogumelo juba de leão pode ser consumido tanto na alimentação, quanto na forma de suplementos. Na culinária, ele pode ser utilizado em sopas, refogados, risotos e até em preparações mais elaboradas, como hambúrgueres vegetarianos.
Já os suplementos de cogumelo juba de leão, que permitem ao paciente usufruir dos benefícios medicinais de forma mais concentrada, podem ser encontrados em cápsulas, pós, comprimidos, extratos líquidos e outras diversas formas farmacêuticas.
A escolha da forma de consumo pode ser feita pelo paciente em conjunto com seu médico, levando em conta suas necessidades individuais. Os suplementos em pó, por exemplo, podem ser facilmente adicionados a smoothies e sucos, enquanto as cápsulas são geralmente mais práticas para o uso diário.
Diversos estudos têm sido realizados para investigar a eficácia do cogumelo juba de leão, especialmente no que diz respeito à saúde mental e à função cognitiva.
Um estudo publicado no Phytotherapy Research em 2009 avaliou os efeitos do lion's mane em idosos com comprometimento cognitivo leve. Os participantes que consumiram o extrato do cogumelo por 16 semanas apresentaram melhora nas funções cognitivas em comparação ao grupo que recebeu placebo.
Outro estudo, publicado no Biomedical Research em 2010, demonstrou que o cogumelo juba de leão ajudou a reduzir sintomas de depressão e ansiedade em mulheres na pós-menopausa que tomaram o suplemento durante 4 semanas.
Além disso, existem também algumas pesquisas em animais que sugerem que ele pode estimular o fator de crescimento nervoso (NGF) e promover a regeneração de neurônios.
Leia mais sobre o assunto: Como melhorar a concentração: conheça o Ginkgo Biloba
Em geral, recomenda-se doses diárias entre 500 mg a 3 g, mas a dosagem pode variar de acordo com a forma de apresentação e o objetivo do tratamento.
Em alguns casos, o cogumelo juba de leão pode ser combinado com outros ativos, como a bacopa monnieri ou o ginseng, que ajudam a potencializar seus efeitos devido às suas propriedades sinérgicas.
Para obter os melhores resultados e garantir a segurança durante o uso do cogumelo juba de leão, não deixe de consultar um profissional de saúde.
Embora o consumo do cogumelo juba de leão seja considerado seguro, quando utilizado em doses exageradas ou em forma de chás e tinturas, o produto pode causar náuseas, reações alérgicas ou alterações no apetite.
Pessoas com alergias a fungos e pacientes em uso de medicamentos imunossupressores ou anticoagulantes devem evitar o consumo deste cogumelo. Mulheres gestantes ou lactantes devem consultar um médico antes de iniciar a suplementação.
O cogumelo juba de leão pode ser encontrado em lojas de produtos naturais, drogarias, lojas de suplementos e farmácias de manipulação.
No caso do uso do produto in natura, dê preferência para produtos orgânicos e certificados, pois isso garante que o cogumelo foi cultivado sem o uso de agrotóxicos ou outras substâncias químicas prejudiciais.
Já para o uso em suplementos, a melhor opção é optar pela versão manipulada, que é produzida de forma individualizada em farmácias de manipulação de acordo com a prescrição de um profissional de saúde que já determina a dosagem ideal para o quadro e o objetivo do paciente.
Uma das grandes vantagens do cogumelo juba de leão manipulado é que ele é personalizado de acordo com as necessidades, características e objetivos de cada pessoa.
Além de mais seguro e muitas vezes mais barato, o suplemento ainda pode ser mais eficaz, especialmente se combinado com outros ativos que complementam seus efeitos, como adaptógenos, vitaminas e minerais.
A Drogasil Manipulação produz medicamentos, suplementos e cosméticos manipulados de acordo com a prescrição do seu médico e garante que você tenha um tratamento com total segurança e qualidade. Converse com seu prescritor ou envie sua receita!
CRBM: 35430
Olá. Gostaria de comprar juba de leão em cápsulas. Preciso de receita?
Olá, Dam. O cogumelo juba de leão (Hericium erinaceus) é um suplemento natural que pode ser adquirido sem receita médica. Para receber um orçamento, acesse https://manipulacao.drogasil.com.br/ e clique em "Enviar receita". Depois, preencha seus dados e anexe uma foto ou PDF da receita prescrita pelo seu médico ou descreva no campo "observação" os ativos e dosagens que você precisa. Se preferir, fale conosco pelo WhatsApp (11) 2853-0186. Lembrando que o serviço de manipulação da Drogasil está disponível na Grande São Paulo, São José dos Campos, Sorocaba, Itu, Santos e Litoral Sul. Neste momento não atendemos outras regiões do Brasil.