hello world!

Vitamina para queda de cabelo: melhores opções para suplementar

Atualizado 01/11/24
Criado 13/08/24
Tempo de leitura: 3 minutos
Vista cortada de uma jovem usando roupão branco segurando uma escova de cabelo de madeira e puxando cabelos danificados. Conteúdo fala sobre vitamina para queda de cabelo.
A-
A+
hello world!

A queda de cabelo é um problema que afeta homens e mulheres de todas as idades e, em alguns casos, pode estar associada a problemas de saúde e a deficiência de vitaminas. 

Por isso, a depender da causa da queda capilar, uma das formas mais eficientes de tratamento é o uso de vitaminas e minerais, que podem ser obtidos por meio de uma alimentação nutritiva e balanceada, mas também através do uso de suplementação. 

O que pode causar a queda de cabelo?

A queda de cabelo pode ser causada por diversos fatores, como: 

  • Genética - causa mais comum da calvície ou alopécia androgenética;
  • Desequilíbrio hormonal - como em caso de gravidez, puerpério, menopausa, hipertireoidismo ou hipotireoidismo
  • Estresse e ansiedade - podem interromper o ciclo capilar, causar desequilíbrios hormonais e resposta imunológica;
  • Deficiência nutricional - falta de vitamina D, B12 e ferro, por exemplo;
  • Doenças e condições médicas - como doenças autoimunes e infecções no couro cabeludo;
  • Uso de medicamentos - como é o caso de algumas drogas para tratamento de câncer, depressão, artrite, problemas cardíacos e pressão alta. 

Leia também: Alopecia tem cura? Conheça os tipos e as opções de tratamento

Qual profissional devo consultar para tratar a queda de cabelo?

Para tratar a queda de cabelo, você precisa consultar um profissional de saúde habilitado. A depender das causas da queda do cabelo um ou mais profissionais devem ser consultados. Entenda quando procurar cada um deles.

Dermatologista: O médico dermatologista é o especialista responsável por tratar as doenças de pele, cabelos e unhas. Por isso, esse profissional geralmente é o primeiro contato para investigar as possíveis causas e melhores estratégias de tratamento. 

Endocrinologista: Se a queda do cabelo estiver relacionada a desequilíbrios hormonais, como no caso do hipertireoidismo ou síndrome do ovário policístico, é preciso consultar um médico endocrinologista. 

Nutricionista: Boa parte dos casos de queda de cabelo é causada por algumas deficiências nutricionais. Por isso, nesses casos, é interessante consultar um nutricionista para que ele elabore um plano alimentar nutritivo e balanceado. 

Psiquiatra e psicólogo: A queda de cabelo pode estar associada ao estresse, ansiedade e outras questões emocionais. Por isso, em alguns casos é preciso acompanhamento psiquiátrico e psicoterapia com psicólogo. 

Quais são as melhores vitaminas para queda de cabelo? 

Independentemente do que está causando a queda de cabelo, é consenso entre os profissionais de saúde que o organismo depende das vitaminas e nutrientes para se manter saudável, forte e resistente. Dessa forma, o uso de suplementos vitamínicos costuma ser bastante recomendado como parte do tratamento da queda capilar. 

As vitaminas para queda de cabelo podem ser encontradas com facilidade na internet e nas farmácias, mas o ideal é consultar um profissional e entender quais são os nutrientes e as quantidades adequadas para as suas necessidades. Para isso, os manipulados são uma ótima opção.

As principais vitaminas e minerais para tratar a queda de cabelo são: 

Biotina (vitamina B7)

Uma das vitaminas mais importantes para a saúde dos fios é a biotina - ou vitamina B7. Isso porque ela atua na síntese de queratina, que é responsável por conferir estrutura a força aos fios. 

Vitamina C 

Por ser um poderoso antioxidante, a vitamina C é importante para a síntese de colágeno, proteína importante para a saúde dos fios e do couro cabeludo. 

Vitamina D 

A vitamina D está envolvida no ciclo capilar: nascimento, repouso e queda. Além disso, estimula a produção de novos folículos capilares e consequentemente de novos fios. Também melhora a saúde do couro cabeludo e previne a queda capilar.  

Conheça as causas, sintomas e consequências da falta de vitamina D

Vitamina E 

Além de ser um antioxidante, estimula a circulação sanguínea no couro cabeludo e, com isso, proporciona um aumento da oferta de nutrientes e crescimento saudável dos fios. 

Vitamina A

Estimula o crescimento e renovação celular, mantendo os folículos saudáveis e capazes de produzir fios fortes. A vitamina A também regula a produção de sebo, que, quando na medida adequada, mantém a saúde do couro cabeludo, evitando a queda e ressecamento dos fios. 

Zinco 

O zinco é importante para a síntese de proteínas, fundamentais para o crescimento e fortalecimento dos fios.

Ferro

O ferro é fundamental para a saúde no geral. Isso porque transporta o oxigênio aos tecidos, inclusive ao couro cabeludo. Também regula o ciclo capilar, estimula o crescimento dos fios e previne a queda de cabelo. 

Leia também: Alimentos ricos em ferro e outras formas de obter esse nutriente

Magnésio 

O magnésio é importante para a saúde dos folículos capilares e crescimento saudável dos cabelos. 

Selênio 

Também envolvido no aumento da circulação sanguínea no couro cabeludo, o selênio estimula o crescimento dos fios, previne a queda e evita o aparecimento de caspa. 

Ômega 3

O ômega 3 mantém os cabelos hidratados, além de melhorar a elasticidade dos fios. Com isso, evita a queda do cabelo e proporciona um crescimento forte e saudável. 

Antes de fazer o uso de vitaminas para queda de cabelo, consulte um profissional da saúde para que ele avalie o seu histórico, exames e elabore a melhor opção de tratamento.

Média de classificação: 5/5
Por: Andressa Santana
Biomédica

CRBM: 5749 - 2ª Região

Comentários
%

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha os campo(s)

Preencha os campo(s)

hello world!
Solicitar orçamento