hello world!

Resfriado: tudo o que você precisa saber sobre essa infecção

Atualizado 01/11/24
Criado 19/07/23
Tempo de leitura: 3 minutos
A-
A+
hello world!

O resfriado é um tipo de infecção das vias áreas superiores e é bastante comum principalmente na infância. Majoritariamente, essa infecção é causada por um vírus mas, em alguns casos, com a queda da imunidade, pode haver uma infecção bacteriana secundária. 

A transmissão do resfriado acontece principalmente por meio de gotículas contidas na tosse ou espirro que são espalhadas no ambiente ou por contato de mãos contaminadas da pessoa resfriada com as vias áreas da pessoa sadia. 

Geralmente, a transmissão pode acontecer de algumas horas antes do início dos sintomas até dois dias após o início dos sintomas. É muito comum o contágio acontecer em ambientes fechados, como escolas, creches, casas e outras comunidades coletivas e fechadas.

Qual a diferença entre gripe e resfriado?

Apesar de ambos consistirem em infecções das vias aéreas superiores, a gripe é tratada de forma separada do resfriado comum. Causada pelo vírus da influenza, a gripe apresenta um quadro de maior repercussão clínica. 

A principal diferença entre a gripe e o resfriado, além do agente causador, é o quadro febril. Segundo informações do Ministério da Saúde, os primeiros sintomas da gripe aparecem de forma repentina (febre, vermelhidão no rosto, dores no corpo e cansaço). Depois, o paciente apresenta um aumento dos sintomas respiratórios e tosse seca. 

Leia também: Loratadina: para que serve e como usar para tratar a tosse seca

Ao contrário da gripe, a febre não é comum nos quadros de resfriado. De acordo com a Classificação Internacional de Doenças, o CID para resfriado é o CID J00. 

Quais são os sintomas de resfriado?

Os primeiros sinais e sintomas do resfriado são coceira na garganta, irritação no nariz, espirros, tosse, secreção nasal e congestão nasal. Também podem surgir dores de cabeça e calafrios. 

Como em alguns casos pode ocorrer a infecção bacteriana secundária, o paciente apresenta, nesses casos, otite média aguda, sinusite, dificuldade respiratória e prostração, cansaço e indisposição de forma mais acentuada. 

Quanto tempo dura um resfriado?

Geralmente, o quadro de resfriado, se não houver maiores complicações, dura cerca de 5 a 7 dias. Por isso, é importante manter a hidratação, o repouso, uma alimentação adequada e seguir o tratamento para resfriado conforme orientação médica. 

É possível prevenir o resfriado? 

A melhor forma de prevenir o resfriado é tendo cuidados que fortalecem o sistema imunológico. Para isso, uma alimentação balanceada, prática de exercícios físicos e sono regulado e regenerados são fatores essenciais. 

Muitas das vitaminas e minerais que são necessários para o fortalecimento da imunidade são obtidos por meio da dieta. Entretanto, por uma questão de hábitos, estilo de vida ou algum tipo de complicação patológica, é comum o surgimento da carência desses tipos de nutrientes. 

Uma alternativa para suprir as carências nutricionais são as vitaminas manipuladas. Elas são comercializadas em forma de comprimidos, cápsulas, gel, pó ou balas. Esses meios aumentam a aderência ao tratamento, além de suprir as necessidades mínimas diárias de determinados nutrientes. 

As melhores vitaminas e minerais para fortalecer a imunidade são: 

Vitamina C - Os alimentos ricos em vitamina C são laranja, kiwi, pimentão, brócolis, tomate, morango e melão. 

Vitamina D - Os principais alimentos fontes de vitamina D são salmão, truta, atum, óleo de fígado de peixe e ovos. Quando se trata de vitamina D, é importante ressaltar que esse é um nutriente cuja principal fonte é a pele exposta ao sol. Por isso, caso não se exponha ao sol todos os dias, por pelo menos 15 minutos, provavelmente haverá a necessidade de suplementação. 

Leia também: Causas, sintomas e consequências da falta de vitamina D

Vitamina E - A vitamina E é encontrada nos seguintes alimentos: espinafre, brócolis, amendoim, nozes, avelã, amêndoas, sementes de girassol, óleo de girassol e  óleo de cártamo. 

Vitamina A - Já a vitamina A é encontrada principalmente em alimentos como fígado, peixes, vegetais verdes, cenoura, abóbora, manga e melão. 

Zinco - O zinco é um mineral que pode ser encontrado em grãos integrais, nozes, leguminosas, lagosta, carne de caranguejo, carnes vermelhas e frango. 

Selênio - O selênio é encontrado em frutos do mar, cereais, carne bovina e de frango e ovos e derivados do leite. 

Hábitos de higiene, como a lavagem das mãos e evitar contato com pessoas contaminadas também são formas de prevenir o resfriado. 

Tratamentos e melhores remédios para gripe e resfriado

Para tratar a gripe ou resfriado é fundamental que você procure um médico. De maneira geral, o indicado é repouso, hidratação, alimentação adequada e tratamento específico para os sintomas. 

Para as dores no corpo e cabeça, geralmente o ibuprofeno ou acetaminofeno são os mais indicados. Já para os sintomas como congestionamento e secreção nasal, bem como tosse, os anti-histamínicos são os mais indicados (como é o caso da loratadina). 

Alguns xaropes que combinam anti-inflamatório e analgésico também podem ser prescritos para aliviar as dores de garganta. 

Os medicamentos também podem ser manipulados em dosagens personalizadas para o paciente. A grande vantagem é a personalização e especificidade do medicamento de acordo com o seu caso e necessidades. 

Em todo o caso, o médico deve ser consultado.

Média de classificação: 4.5/5
Por: Andressa Santana
Biomédica

CRBM: 5749 - 2ª Região

Comentários
%

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha os campo(s)

Preencha os campo(s)

hello world!
Solicitar orçamento