Tempo de leitura: 3 minutos
1 de novembro de 2023

A metilcobalamina é um nutriente essencial para a prevenção de anemia e preservação do sistema nervoso e pode ser encontrada em alimentos como ovos, frutos do mar, peixes, fígado, entre outros. 

Contudo, nem sempre ingerimos esses alimentos nas quantidades adequadas para obter as vitaminas necessárias para o bom funcionamento do organismo - nesses casos, pode ser feita a suplementação da vitamina no formato de metilcobalamina. 

Mas, afinal, a metilcobalamina é a mesma coisa que a vitamina B12? Continue lendo e saiba mais!

O que é metilcobalamina e qual a diferença entre a vitamina B12?

A vitamina B12 pode possuir diversos formatos. A base da molécula é um átomo de cobalto, um anel tetrapirrólico, um grupo nucleotídico e seus ligantes. Estes podem variar dependendo do meio em que a molécula se encontra, se no plasma, no citosol, etc.

Os ligantes são diferentes entre si e recebem nomes variados que são colocados juntamente a “cobalamina”, como, por exemplo: metilcobalamina, cianocobalamina, hidroxocobalamina ou desoxiadenosilcobalamina. Dessa forma, a estrutura principal da molécula é preservada, o que muda são as estruturas chamadas de “ligantes”. 

A vitamina B12, em seu formato livre no plasma possui o ligante metil, portanto, é a metilcobalamina. Essa característica proporciona maior facilidade na absorção e no aproveitamento pelo organismo. Por esse motivo, a suplementação de vitamina B12 é indicada na forma de metilcobalamina.

Para que serve a metilcobalamina?

Algumas das funções desempenhadas pela metilcobalamina são:

  • Preservação dos neurônios: Participa de inúmeras reações químicas do corpo, entre elas estão as que envolvem a metilação e manutenção de mielina (presente no sistema nervoso). 
  • Formação do DNA: Também colabora com a formação do DNA, preservando folatos nos processos de replicação durante multiplicação celular, isso impede deleções e erros na síntese do material genético. Ao fazer isso, ela evita os transtornos no metabolismo dos folatos que podem gerar danos nas células medulares, por exemplo.
  • Reduz danos neurológicos: A metilcobalamina também está presente na reutilização de coenzimas pelas mitocôndrias que gera acidose metabólica e pode, em ocasiões extremas, contribuir para que ocorram danos neurológicos. 
  • Previne anemia megaloblástica: Algumas das funções pelas quais a metilcobalamina é mais conhecida é, sem dúvida, a formação dos glóbulos vermelhos. Em sua ausência ocorre a anemia megaloblástica na qual são observadas alterações nos índices hematimétricos das células, como o aumento do volume corpuscular médio.

Portanto, a vitamina B12 é decisiva para a formação e maturação das células sanguíneas principalmente, mas, também tem papel importante na preservação de células nervosas e é muito indicada para idosos por prevenir doenças como Parkinson e Alzheimer.

Leia mais sobre as Causas, sintomas e tratamentos para a falta de vitamina B12

Qualquer pessoa pode tomar metilcobalamina? 

A metilcobalamina é uma suplementação que pode ser tomada por qualquer pessoa com recomendação médica, pois as doses necessárias podem variar segundo a condição e necessidade de cada paciente.

A vitamina B12 manipulada costuma ser bastante indicada pelos profissionais porque proporciona um tratamento ainda mais personalizado, em dosagens adaptadas para cada caso. Além disso, ao manipular seu suplemento, você tem a opção de combinar mais de um ativo, criando um suplemento vitamínico mais em conta e evitando desperdício. 

Ao passar em consulta pergunte para o médico sobre essa possibilidade, você vai ser surpreendido de maneira positiva pelas opções em tratamentos de qualidade. 

Se você já passou em consulta e possui uma receita para ser manipulada, envie-a por foto para a Manipulae e receba o melhor orçamento das farmácias de manipulação da sua região! Você não precisa pagar nada para fazer a cotação.

O ativo causa algum efeito colateral?

Existem efeitos colaterais raros, como alergias, urticárias e problemas renais. Dessa maneira, é necessário a orientação de um profissional para que a dosagem seja adequada e minimize a chance de ocorrer efeitos adversos. Sempre busque orientação médica antes de tomar suplementos de metilcobalamina, vitamina B12 ou qualquer nutriente.

Fabíola Tavares Lemos
CRBM: 35430

Biomédica habilitada em Análises Clínicas, Pós Graduada em Auditoria dos Serviços da Saúde, mestranda no Programa Interdisciplinar em Ciências da Saúde da Unifesp. Atualmente trabalha nas pesquisas do BEST- Laboratório de Biologia do Estresse.

Discover more from Drogasil Manipulação

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading