
Com o nome científico de Citrus sinensis (L.), Osbeck, a laranja vermelha ou laranja moro tem sido utilizada como auxiliar no processo de emagrecimento. Como um produto natural, a laranja moro tem demonstrado a sua eficácia na redução do excesso de tecido adiposo.
Além disso, é rica em antioxidantes e vitamina C. Por essas razões, a laranja moro tem sido comercializada na forma de cápsulas e comprimidos e tem sido prescrita como suplemento alimentar.
A laranja moro é uma fruta com coloração interna vermelho rubi, o que chama bastante atenção e as diferencia dos demais tipos de laranja. Essa característica se deve ao fato de a laranja moro ser rica em antocianinas. Frutas como framboesa, cereja e mirtilo também são ricas neste pigmento.
Muitas vezes, o morosil é utilizado como sinônimo para a laranja moro, mas, na verdade, morosil é uma marca registrada de um suplemento alimentar que contém um extrato obtido da laranja moro, mas existem uma variedade de suplementos que levam este ativo em sua formulação.
De forma resumida, a suplementação com laranja moro é indicada para auxiliar na perda de peso e de gordura corporal. A laranja moro é rica em compostos fenólicos e flavonóides, que são poderosos antioxidantes, além da vitamina C. Juntos, esses agentes são capazes de inibir a peroxidação dos lipídios e diminuem a inflamação gerada pelo excesso de gordura.
A laranja moro é indicada principalmente para pessoas com obesidade, pessoas que precisam emagrecer ou como aliada no tratamento de algumas doenças crônicas. Em todo o caso, o médico deverá sempre ser consultado.
Conheça os principais benefícios associados ao uso da laranja moro!
A laranja moro é rica em bioativos que, quando associados à dieta e exercícios físicos, funcionam como uma espécie de potencializador do emagrecimento. Isso porque essas substâncias são capazes de atuar na quebra e queima de gordura.
Alguns estudos também sugerem que essas substâncias são capazes de regular a expressão de genes que estão envolvidos na síntese de gordura.
Os bioativos presentes na laranja moro são capazes de modular a resposta inflamatória, reduzindo a inflamação.
Com isso, é possível prevenir doenças cardiovasculares, que são causadas principalmente por questões inflamatórias, que acabam provocando o entupimento de veias e artérias.
Como mencionado, a laranja moro é rica em substâncias antioxidantes e anti-inflamatórias, por isso, é uma importante aliada no combate de inflamações crônicas.
A laranja moro pode ser também uma aliada à saúde da pele. Isso porque é rica em compostos fenólicos e vitamina C, que são agentes antioxidantes, ou seja, combatem os danos causados pelos radicais livres.
Os radicais livres podem causar danos, por conta do estresse oxidativo, às células e ao DNA celular. Isso pode ser um fator de risco para diversas doenças, além de contribuir para o envelhecimento precoce.
É importante lembrar que a pele, por ser um órgão muito grande, é bastante prejudicada pelos danos causados pelo estresse oxidativo e acaba sofrendo bastante com os efeitos do envelhecimento precoce.
Por ser uma fonte de vitamina C e, ajuda a fortalecer o sistema imunológico. A vitamina C estimula a síntese de leucócitos, que são as células de defesa do nosso corpo.
Também estimula a síntese de anticorpos, que ajudam a combater infecções por agentes patológicos, como os vírus e bactérias.
A laranja moro é rica em fibras que são estimulantes da motilidade intestinal, além de ajudarem a amolecer o bolo fecal e deixando-o com a consistência ideal, o que ajuda a evitar episódios de diarreia e constipação.
A antocianina, substância presente na laranja moro, ajuda a aumentar a sensibilidade das células à insulina. Por isso, ajuda a controlar os níveis de açúcar no sangue (glicemia), prevenindo e auxiliando no tratamento da diabetes.
Ela também ajuda a controlar a retinopatia, que é um dos sintomas da diabetes e que pode levar à cegueira. A retinopatia é uma lesão que atinge os vasos sanguíneos da retina, região do olho responsável pela formação da imagem.
Leia também: Nutricionista explica como deve ser a alimentação de pessoas com diabetes
Não existe um horário mais indicado para o consumo do suplemento. O ideal é que você deixe em um horário que seja mais fácil para que você não se esqueça e consiga manter o tratamento. Por isso, alguns profissionais recomendam a ingestão do suplemento de laranja moro no momentos das principais refeições.
Antes de iniciar a suplementação com laranja moro, você deve buscar a orientação de um profissional de saúde: médico ou nutricionista.
O suplemento pode ser encontrado em pó, em cápsulas ou comprimidos e também pode ser manipulado para um tratamento personalizado e ainda mais efetivo para o seu caso, de acordo com as suas necessidades.
Ao optar por um suplemento manipulado de laranja moro, você garante que o suplemento esteja na concentração ideal para você, de acordo com a prescrição do seu médico. Outra vantagem é o fato de você poder optar pela forma de apresentação: caso tenha dificuldade em ingerir comprimidos, por exemplo, pode optar por uma opção em pó ou em gomas.
Por isso, não deixe de conversar com o seu médico ou nutricionista sobre a possibilidade de mandar manipular o seu suplemento de laranja moro ou morosil manipulado.
Existem diversos estudos que sugerem benefícios potenciais associados ao consumo de laranja moro ou seus extratos, especialmente em relação à gestão de peso e saúde metabólica. Um estudo da USP (Universidade de São Paulo), por exemplo, conclui que o uso da laranja moro tem ação anti-inflamatória, mas que apenas o consumo do suco pode não ser o suficiente.
Por isso, o uso de suplementos de boa procedência e com o ativo concentrado em doses adequadas para os objetivos do paciente pode ser a melhor forma de conquistar os efeitos positivos da laranja moro.
Além disso, também vale lembrar que a eficácia de qualquer suplemento pode variar entre indivíduos, e é importante ter em mente que os resultados podem depender de fatores como a dieta, o estilo de vida e a saúde geral da pessoa.
CRBM: 5749 - 2ª Região
Souv diabético tipo 02 e não consigo mesmo com o uso da insulina baixar o nível da glicose. Além da insulina faço uso do Glifage 500mg (02 cápsulas 02x ao dia) mas não consigo reduzir o índice glifagico. O que me aconselham?
Olá, Rubem!
Entendemos a sua preocupação. Manter os níveis de glicose controlados pode ser desafiador mesmo com medicação. No caso do uso da laranja moro, estudos indicam que ela pode auxiliar na saúde metabólica, mas não substitui os tratamentos prescritos.
Recomendamos que você consulte seu endocrinologista para avaliar ajustes na sua terapia ou introdução de novas estratégias, como mudanças na dieta ou atividades físicas específicas.
Cuide bem da sua saúde! 💚