hello world!

Erva-de-santa-maria: conheça os benefícios e saiba como usar

Atualizado 01/11/24
Criado 20/12/23
Tempo de leitura: 3 minutos
Dois ramos de erva-de-santa-maria sobre uma superfície cinza.
A-
A+
hello world!

Também conhecida como mastruz, a erva-de-santa-maria é uma planta originária da América Central que se apresenta em forma de pequenos arbustos e atinge até 1 metro de altura, sendo bem comum no Brasil todo.

Geralmente, com a finalidade terapêutica, utiliza-se mais o chá ou a planta da erva-de-santa-maria de forma tópica, mas também é possível encontrá-la na forma de óleo essencial ou como componente de fórmulas manipuladas. 

Para que serve a erva-de-santa-maria? 

A erva-de-santa-maria tem diversas finalidades terapêuticas, podendo auxiliar no tratamento de doenças gastrointestinais (como a constipação, por exemplo), doenças neurológicas, endócrinas, respiratórias, parasitárias e fúngicas. Também tem propriedades que podem ser benéficas após determinados tratamentos odontológicos.

Além do uso em humanos, a erva-de-santa-maria tem sido usada na medicina veterinária como vermífugo natural para combater parasitas intestinais em animais. Suas propriedades antiparasitárias podem ajudar a promover a saúde intestinal e controlar infestações em algumas espécies animais. Também pode ser usada para espantar pulgas, carrapatos e mosquitos, mas indica-se que um veterinário seja consultado.

Dentre as atividades destinada para humanos com maior comprovação científica, podemos citar: 

Atividade antiparasitária 

Um dos principais benefícios da erva-de-santa-maria é a sua atividade antiparasitária. Isso porque a erva-de-santa-maria é rica em ascaridol, composto com alto potencial para eliminar parasitas intestinais, como é o caso do ascaris, popularmente conhecido como lombriga, e tênia. 

Atividade anti-inflamatória 

A erva-de-santa-maria é rica em uma porção de compostos, como mencionado anteriormente, que têm  atividade anti-inflamatória. Por isso, a planta pode ser utilizada para aliviar dores de inflamação. 

Controle da pressão arterial 

Também é rica em substâncias antioxidantes, anti-inflamatórias e vasodilatadoras. Com isso, há uma diminuição da pressão arterial, o que pode ajudar a prevenir doenças cardiovasculares graves, como o infarto.

Fortalecimento dos ossos 

Essa planta é capaz de estimular o reparo ósseo, o que ajuda a evitar a perda de densidade óssea, que é a principal causa da osteoporose. 

Tratamento após procedimentos odontológicos

A erva-de-santa-maria tem propriedade anti-inflamatória e cicatrizante no tecido pulpar e periodontal, diminuindo as possibilidades de abscessos, necrose e estimulando o reparo alveolar. 

Benefícios da erva-de-santa-maria 

Por conta de suas propriedades terapêuticas, a erva-de-santa-maria pode ser utilizada tanto para a área médica-odontológica, quanto para a medicina veterinária. 

A erva-de-santa-maria produz diversos metabólitos secundários, que são responsáveis por seus benefícios. Saiba mais sobre cada um deles:

  • Compostos fenólicos: Os compostos fenólicos são bioativos com propriedades anti-inflamatórias, antioxidantes e antimicrobianas. 
  • Catequinas: As catequinas são fitoquímicos presentes também no chá verde e que tem propriedades anti-inflamatórias, antioxidantes, anti-hipertensivas, além de ajudar a diminuir a gordura corporal e causar a morte de células cancerígenas. 
  • Esteróides: Os esteróides são hormônios que promovem o aumento da massa muscular livre de gordura, aumento de energia, disposição e autoestima. 
  • Flavonóides: Os flavonóides são pigmentos presentes na maior parte das plantas. Os flavonóides têm atividade antioxidante, anti-inflamatória e antimicrobiana. 
  • Taninos: Os taninos são substâncias com atividade antioxidante e anti-inflamatória. 

Como usar a erva-de-santa-maria 

Você pode utilizar a erva-de-santa-maria de forma tópica, sobre determinada lesão, a fim de aliviar as dores causadas pela inflamação, mas também pode fazer um chá com as folhas da planta, a fim de se beneficiar de todos os benefícios para a saúde, como a regulação da pressão arterial e atividade anti-inflamatória. 

Para fazer o chá, ferva 200ml de água, desligue o fogo e acrescente 1 colher de sopa de erva de santa maria e deixe em infusão durante 5 minutos.

Caso esteja em busca de uma opção mais prática, você também pode pedir para o seu médico uma fórmula com a erva-de-santa maria manipulada, e obter um suplemento ou cosmético seguro e personalizado nas concentrações ideais para as suas características e necessidades. 

Como a erva-de-santa-maria é um fitoterápico, ou seja, uma planta com propriedades medicinais utilizada com finalidade profilática ou curativa, o seu uso deve ser acompanhado por um profissional de saúde. 

Portanto, antes de iniciar o uso da erva-de-santa-maria, sempre converse com o seu médico ou nutricionista. 

Aproveite e saiba mais sobre a fitoterapia e seus benefícios

Erva-de-santa-maria tem efeitos colaterais? 

Como mencionado, o uso da erva-de-santa-maria deve ser acompanhada por um profissional de saúde. Isso porque, caso as doses sejam excedidas ou o uso utilizado para além do tempo determinado, a erva-de-santa-maria pode causar alguns efeitos colaterais, como: 

  • Náuseas;
  • Dor de cabeça;
  • Palpitação;
  • Irritação na pele.

Quais as contraindicações da erva-de-santa-maria?

A erva-de-santa-maria não é recomendada para grávidas, lactentes e crianças de até dois anos de idade, pois a planta medicinal pode não ser segura para pessoas desses grupos. Em todo o caso, o médico sempre deve ser consultado. 

Média de classificação: 4.4/5
Por: Andressa Santana
Biomédica

CRBM: 5749 - 2ª Região

Comentários
23

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha os campo(s)

Preencha os campo(s)

  • Eu conheço o beneficio da erva de santa Maria conheço desde criança é o melho remedio para o ser humano é tudo de bom,prá ver-me prá machucado prá dores nas articulações se quebra um dedo basta usá-lo em volta do machucado vai sara em poucos dias.meu nome Antônio Alves de Melo moro em Três Ranchos Goiás

  • Estou usando Erva Santa Maria em forma de suco planta usada em formado caplasma ou seja empresto em quebradura

  • Adora esses produtos. Gosto muito dos tratamentos naturais. Quando criança já tomada remédios naturais. Erva de Santa Maria tomava muito.

  • Maravilhosa indicação,não gosto de remédios de laboratório.sempre me tratou com ervas.obrigado pelas dicas

    1. Olá, Yara!

      Bom dia! A Erva-de-Santa-Maria é geralmente utilizada na forma de chá devido às suas propriedades medicinais, mas o consumo em saladas ou outras preparações deve ser feito com cautela, pois em grandes quantidades pode causar efeitos adversos.

      Para problemas respiratórios, o chá é a forma mais comum e segura, mas recomendamos que você consulte um profissional de saúde antes de iniciar o uso, para garantir que é a opção mais adequada para o seu caso.

      Cuide-se bem!

  • Eu tomei quando criança p verme..muito bom..agora que sei dessa quantidade de benefícios vou voltar a tomar.muito obrigada pela matéria.excelente

      1. Olá, Reinaldo. O chá de erva-santa-maria pode interagir com medicamentos, por isso, seu uso não é recomendado sem orientação médica, especialmente em quem faz uso contínuo de remédios. De qualquer forma, recomendamos que você fale com o seu médico para uma orientação mais assertiva para o seu caso.

    1. Olá, Maria Aparecida!

      Que incrível ter um pé de Erva-de-Santa-Maria em casa! É uma planta cheia de benefícios. Certifique-se sempre de usá-la de forma segura e, se tiver dúvidas, procure orientação profissional antes de consumir.

      Aproveite bem essa maravilha natural!

        1. Olá, Ivanir. Para receber um orçamento, acesse https://manipulacao.drogasil.com.br/ e clique em "Enviar receita". Depois, preencha seus dados e anexe uma foto ou PDF da receita prescrita pelo seu médico ou descreva no campo "observação" os ativos e dosagens que você precisa. Se preferir, fale conosco pelo WhatsApp (11) 2853-0186. Lembrando que o serviço de manipulação da Drogasil está disponível na Grande São Paulo, São José dos Campos, Sorocaba, Itu, Santos e Litoral Sul. Neste momento não atendemos outras regiões do Brasil.

  • Olá sou uma pessoa que adoro a natureza procuro sempre medicamentos naturais a 2ano fiz um tratamento para a baqueteria H pilor mas meus estômago não ficou bem tenho queimaçao dantes só tinha azia não a queimaçao será que a erva de santa Maria vai-me ajudar obrigado

    1. Olá, Maciel. Não há evidência científica de que a erva-de-santa-maria trate gastrite ou queimação causada por H. pylori. Como você já fez tratamento e ainda tem sintomas, o ideal é procurar um gastroenterologista para reavaliar o quadro e evitar complicações.

  • Eu tomava chá na infância, agora cresceu um pé na minha varanda e eu não reconheci, fiquei muito feliz quando soube que se tratava de mastruz🫶🏼

hello world!
Solicitar orçamento