hello world!

Carnitina: para que serve, como tomar e diferença para outros suplementos

Atualizado 01/11/24
Criado 18/07/24
Tempo de leitura: 3 minutos
Mulher branca de cabelos longos usando rabo de cavalo e top de academia levantando peso em um ambiente de prática de esportes. Conteúdo fala sobre a carnitina.
A-
A+
hello world!

A carnitina, ou l-carnitina, é uma molécula presente naturalmente no metabolismo do organismo humano e tem como função primária auxiliar na conversão de ácidos graxos em energia.

Nas academias, a suplementação com carnitina é conhecida devido a melhora que oferece nos exercícios de longa duração, uma vez que seu mecanismo de ação viabiliza o uso de gorduras para a produção energética. 

Esse processo é importante na realização de exercícios longos onde o açúcar disponível já foi consumido. Assim, obtém-se energia suficiente para realizar a tarefa completa. 

Veja mais detalhes sobre as funções da carnitina no corpo humano e como utilizá-la de forma correta para perder gordura.

Para que serve a carnitina? 

Ela serve para fornecer energia através da queima de gordura quando executamos exercícios de longa duração, principalmente, aeróbicos - como, por exemplo, corridas, caminhadas, natação, lutas, entre outros. 

Além disso, a carnitina colabora na recuperação muscular e na performance do organismo como um todo, já que, ao promover quantidade suficiente de ATP, ajuda a manter os níveis de açúcares regulados, bem como o colesterol.

Como o suplemento age no organismo?

É importante lembrar que praticar exercícios aeróbicos ajuda não apenas no emagrecimento, mas também aumenta a capacidade cardíaca de bombear o sangue e a capacidade pulmonar de ventilação e absorção de oxigênio. 

Esses componentes formam um índice chamado de VO2 Max, que traduz a capacidade de um organismo em captar o oxigênio disponível no ambiente e utilizá-lo.

As atividades aeróbicas consomem o açúcar disponível no sangue, porém, por serem prolongadas, quando a energia em forma de açúcar acaba, é necessário utilizar outra fonte de energia.

Dessa forma, o estoque energético que é o tecido adiposo, a gordura, é ativado. Essa ação visa suprir a demanda energética que o organismo precisa.

A carnitina ajuda para que isso ocorra da melhor forma. Isso porque, além de viabilizar o acesso aos estoques energéticos e a produção de energia em formato de adenosina trifosfato (ATP), ao aumentar o fluxo na corrente sanguínea, ajuda também a ativar a gordura em regiões de difícil acesso - que é o caso da gordura localizada.

De forma resumida, ao estimular o uso da gordura como fonte de energia durante os exercícios, ela promove o emagrecimento, estimula corrente sanguínea e a queima de gordura abdominal e localizada. 

Conheça diferentes opções de suplemento para dar energia.

L-carnitina emagrece?

A suplementação pode auxiliar no emagrecimento, uma vez que torna a gordura disponível para o organismo como fonte energética, facilitando a sua queima. Contudo, o suplemento precisa estar aliado a dieta e exercícios.

Como tomar a l-carnitina?

A dosagem varia de 2 a 6g por dia, mas o ideal é seguir as recomendações de um profissional de saúde. 

O suplemento de l-carnitina, o tipo mais comum de carnitina utilizado para perda de peso, é recomendado em dosagens de 500 mg a 2.000 mg por dia e pode ser tomado a qualquer horário. 

Alguns especialistas recomendam o uso junto às refeições com carboidrato para uma melhor absorção.

Geralmente o suplemento de carnitina é encontrado em forma de cápsulas ou em pó e a ingestão deve ser diária especialmente se o objetivo é o emagrecimento.

Quais são os efeitos colaterais?

Quando consumido por períodos longos, o suplemento pode alterar a flora intestinal e causar diarréia em algumas pessoas.

Devem evitar o suplemento de carnitina pacientes com problemas renais, hepáticos, ou cardíacos, grávidas e lactantes.

Qual a diferença entre carnitina e creatina?

A creatina é mais associada a exercícios de alta intensidade e curta duração, como a musculação, pois aumenta a produção de ATP. A carnitina, por sua vez, está mais associada a exercícios aeróbicos de longa duração, pois facilita a utilização de ácidos graxos para a produção de energia. 

Leia mais em: Para que serve a creatina? Veja os benefícios e como tomar

Quais são os benefícios da carnitina manipulada?

A carnitina manipulada possui muitos benefícios, reduzindo o risco de doenças cardíacas, promovendo queima de gordura, reduzindo a fadiga e, ao ser produzida na farmácia de manipulação, ela pode apresentar vantagens, como:

  • Personalização da dosagem: O suplemento manipulado pode ser feito em dosagens adaptadas de acordo com as necessidades e objetivos de cada pessoa. 
  • Combinação com outros ativos: Você pode criar um único suplemento com seus ingredientes favoritos ou ativos que atendam a outras necessidades de saúde. Por exemplo, pode-se combinar carnitina com coenzima Q10, vitaminas do complexo B, ou outros suplementos que complementam seus benefícios.
  • Variedade de formas farmacêuticas, como a carnitina líquida: Se você está com dificuldade para encontrar outras opções além das cápsulas ou pós, a manipulação é uma ótima opção, pois você pode criar seu suplemento em diversas formas farmacêuticas, como balas de goma e líquido. A carnitina líquida, por exemplo, é bastante utilizada porque é mais fácil de ingerir e ainda tem uma absorção mais rápida.

Além de todas essas vantagens, as farmácias de manipulação de confiança seguem rigorosos padrões de qualidade, o que pode proporcionar maior segurança em relação aos produtos industrializados, uma vez que você garante a qualidade e a pureza dos ativos. 

Converse com seu médico sobre essa opção de carnitina e aproveite para saber mais sobre os manipulados.

Média de classificação: 5/5
Por: Fabíola Tavares Lemos
Biomédica

CRBM: 35430

Comentários
%

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha os campo(s)

Preencha os campo(s)

hello world!
Solicitar orçamento