
Apesar de ser utilizado para descrever hábitos organizacionais ou preferências pessoais, o TOC (Transtorno Obsessivo Compulsivo) é algo que vai além do que você pode imaginar. Apesar de estar muito relacionado a pacientes com problemas psicológicos, alguns distúrbios podem acometer pessoas que se consideram saudáveis.
Por outro lado, isso não significa que qualquer mero sinal de mania significa que a pessoa é portadora de Transtorno Obsessivo Compulsivo. Para entender o que realmente é o TOC, leia esse texto até o final.
O TOC é um distúrbio de saúde mental caracterizado por pensamentos intrusivos e recorrentes (obsessões) que geram ansiedade, levando a comportamentos repetitivos (compulsões) como uma forma de aliviar o desconforto.
Segundo dados da Pfizer, apenas no Brasil, uma pessoa a cada 50 sofre de TOC e cerca de 30% desses pacientes se recusam a fazer tratamentos para lidar com o problema.
O motivo de se recusarem depende de cada contexto. Contudo, o TOC precisa ser tratado, pois pode interferir diretamente na vida de quem convive com esse transtorno, prejudicando também a convivência com outras pessoas, que podem acabar se afastando por não saberem lidar com a compulsão de quem sofre com esse transtorno.
Para ajudar a lidar com o problema, é fundamental saber como o mesmo se manifesta; por isso, vamos explicar o que é esse problema no geral, e depois vamos destrinchar as duas partes: a compulsão e a obsessão. Então, leia com atenção.
O transtorno de obsessão compulsiva acontece com o desencadeamento de ansiedade na forma de pensamentos intrusivos e desagradáveis.
Os pensamentos causam desconforto e fazem o paciente pensar que algo ruim vai lhe acontecer. Então, para aliviar essa sensação e acabar com o pensamento intrusivo, ela realiza ações conhecidas como compulsões.
Os pensamentos intrusivos não estão no controle do paciente, apenas acontecem e despertam a necessidade de buscar alívio por meio de ações que são repetitivas.
Um dos grandes sinais da presença do TOC é quando o paciente é metódico na realização de ações pré-definidas, que aliviam o sofrimento.
Após a realização do ritual, a pessoa costuma se sentir melhor, mas, caso a ansiedade volte e ela não consiga refazer a ação que causa alívio, o paciente tende a passar por alterações de humor.
Existem algumas áreas nos quais o TOC costuma se desenvolver com mais frequência, são elas:
Basicamente, a compulsão se trata da alteração súbita no comportamento de uma pessoa, e é geralmente caracterizada pela realização de rituais feitos de forma muito metódica e pouco compreendidos por quem não tem TOC.
As compulsões podem ser feitas por exigências mentais, como se fossem um gatilho mental, ou surgirem por traumas passados. Alguns exemplos de comportamentos compulsivos são:
Outro problema que acompanha o TOC é a obsessão, sendo o principal gatilho para a ação do toque. Para entender mais, continue a leitura.
A obsessão são os pensamentos intrusivos que aparecem sem que o paciente queira. Eles surgem sem que o mesmo possa controlar. Esse é o principal causador de níveis altos de ansiedade que exigem a ação compulsiva para gerar alívio momentâneo.
Alguns pensamentos intrusivos que pessoas com transtorno obsessivo compulsivo podem ter são:
O TOC pode ser classificado de duas formas, determinando a severidade do problema. Para que você entenda, vamos explicar cada um deles.
Uma das principais dúvidas sobre o TOC é sobre qual o agente causador. Para entender o que gera essa dúvida, continue lendo o texto.
A causa do TOC não tem uma explicação específica, mas o DSM V aponta para fatores que fazem com que essa doença surja a partir de:
Apesar de não haver causas claras, alguns sintomas podem revelar um possível paciente de Transtorno Obsessivo Compulsivo. Saiba quais são os principais.
O TOC tem sintomas que podem variar, por isso, o tratamento deve ser personalizado para cada paciente. Neste caso, remédios manipulados e psicoterapia podem ajudar. A Drogasil Manipulação é uma plataforma 100% digital onde você tem acesso a medicamentos desse tipo com facilidade e conforto.
Se você leu esse texto até o final, então entende mais sobre TOC e como isso se manifesta na vida das pessoas, o que são compulsões e obsessões, e que remédios manipulados podem ajudar a amenizar os distúrbios.
Materia didatica e esclarecedora.