hello world!

Naltrexona: o que é e para que serve

Atualizado 27/01/25
Criado 24/05/19
Tempo de leitura: 3 minutos
diversas capsulas brancas em cima de uma mesa
A-
A+
hello world!

O Naltrexone é um ativo, aliado a combater o alcoolismo nos dias atuais. Você sabia que o consumo de álcool no Brasil está acima da média mundial? O consumo exagerado do álcool é um dos principais problemas de saúde do país, podendo causar mais de 200 doenças, inclusive mentais. Não à toa, o número de vítimas no mundo inteiro é bem grande. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), 3,3 milhões de pessoas morrem todos os anos em consequência de problemas com o alcoolismo.

O vício é considerado uma doença crônica, mas a boa notícia é que ele pode ser controlado com tratamento adequado. Um dos tratamentos que mais vem ganhando destaque é o que utiliza o Naltrexone, um medicamento feito especialmente para inibir o alcoolismo. Quer saber mais sobre o assunto? Confira!

O que é Naltrexone?

A Naltrexona é um remédio fabricado para combater o alcoolismo e que atua no sistema nervoso diminuindo a vontade de beber e fazendo com que a pessoa sinta menos os efeitos agradáveis do álcool.

O que a Naltrexona faz é inibir a região do cérebro que interpreta o uso de drogas ou o consumo de álcool como um prazer. É bastante indicado como terapia farmacológica no programa de tratamento do alcoolismo. O tratamento do alcoolismo deve ser multimodal, e que pode envolver, além do medicamento, suporte psicológico e social, conforme critério médico.

Além de ajudar pessoas dependentes do alcoolismo e morfina, também pode ajudar a emagrecer quando ingerida junto ao bupropiona. Os dois remédios consumidos juntos, alteram o equilíbrio de alguns hormônios que causam a sensação de fome, fazendo assim com que o organismo sinta menos fome e ingira menos calorias. A Naltrexona também serve para que os níveis de colesterol no organismo sejam equilibrados de modo saudável.

Como usar o Naltrexone?

A Naltrexona pode ser ministrada de dois modos diferentes, sendo que um é para pessoas dependentes de álcool e o outro para dependentes químicos.

O modo de uso da Naltrexona no tratamento do alcoolismo pode ser uma dose diária de 50 mg, por até 12 semanas. O tratamento da dependência química com este medicamento só deve ser iniciado após a desintoxicação do organismo e da abstinência de opioides por no mínimo 7 a 10 dias.

Quem precisa de tratamento por dependência química deve consumir a mesma dose, mas é preciso esperar pelo menos 7 dias sem consumir nenhum tipo de droga para que o organismo sofra uma limpeza de qualquer substância tóxica que ainda ficar no corpo. O ideal é que a pessoa espere de 7 a 12 dias para começar o tratamento de maneira efetiva.

Quais são os benefícios do Naltrexone?

Médicos e cientistas descobriram em pesquisas que a Naltrexona, quando ministrada em doses baixas podem trazer diversos benefícios ao organismo. Alguns dos benefícios mais evidentes são:

  • Ajuda a emagrecer com o bupropiona;
  • Tratar de doenças autoimunes;
  • Trata de distúrbios no sistema nervoso;
  • Pode ajudar no tratamento de alguns tipos mortais de câncer;
  • Ajuda no tratamento de câncer de mama, fígado e pulmão;
  • Pode ajudar no tratamento do HIV ministrado em doses mais baixas do que a naltrexona;
  • Reduz a vontade da pessoa de usar drogas e álcool.

Quais são os efeitos colaterais do Naltrexone?

O Naltrexona podem causar alguns efeitos colaterais no organismo. Os efeitos colaterais podem ser diferentes de acordo com o metabolismo de cada pessoa. No entanto, alguns são observados com mais frequência em quem consome o remédio.

Os principais são: náusea, cefaleia, tontura, nervosismo, fadiga, insônia, vômitos, ansiedade, sonolência, diarreia, obstipação, sede aumentada, congestão nasal e até aumento de pressão sanguínea. Por isso, o recomendado é sempre consultar um médico antes de iniciar o tratamento.

Quais são as contraindicações do Naltrexone?

Fique atento se deseja usar o Naltrexone, pois existem algumas contraindicações. Algumas delas são:

  • Pacientes que estejam recebendo analgésicos opioides;
  • Pacientes que sejam totalmente dependentes de opioides;
  • Pacientes com síndrome de abstinência aguda de opioides;
  • Pacientes nos quais o teste com naloxona tenha falhado ou com urina positiva para o teste de opioides;
  • Hipersensibilidade ao cloridrato de Naltrexona ou a qualquer um dos componentes da fórmula. Não se conhece existência de sensibilidade cruzada com Naloxona opioides contendo Fenantreno;

Pacientes com hepatite aguda ou deficiência hepática.

Risco na gravidez: categoria C Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista.

Onde comprar Naltrexone?

O ideal é que o Naltrexone seja manipulado e desta forma, seja feito especialmente para o seu organismo. Quando se compra um produto industrializado, você acaba levando algo que não é realmente específico para garantir a solução do seu problema.

Caso tenha uma receita em mãos, envia para a Drogasil Manipulação e recebera o orçamento da suas fórmulas de forma rápida, simples e segura. Tenha a Drogasil manipulação no seu dia a dia!

Média de classificação: 4.6/5
Por: Drogasil Manipulação
Serviço de manipulação da Drogasil
Comentários
6

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha os campo(s)

Preencha os campo(s)

hello world!
Solicitar orçamento