Tempo de leitura: 4 minutos
7 de dezembro de 2023

A lisdexanfetamina é um medicamento que pertence à classe dos estimulantes do sistema nervoso central. Esse medicamento pode ser encontrado em farmácias com o nome comercial Venvanse, mas só pode ser adquirido quando há prescrição médica. 

O medicamento Venvanse, que é indicado no tratamento do Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), se tornou popular entre os vestibulandos, estudantes de concursos públicos, jovens empresários e profissionais que querem aumentar a capacidade de concentração. 

Isso porque a lisdexanfetamina promete aumentar a capacidade de concentração e obter melhor produtividade/resultados no trabalho e/ou nos estudos para pacientes com TDAH. 

Para que serve a lisdexanfetamina

Lisdexanfetamina é utilizada no tratamento do Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH). O TDAH é um distúrbio neuropsiquiátrico comum que afeta tanto crianças como adultos, caracterizado por sintomas como desatenção, hiperatividade e impulsividade.

O Venvanse atua como um estimulante do sistema nervoso central, ajudando a melhorar a concentração, reduzir a hiperatividade e controlar os impulsos em pacientes com TDAH. 

Leia também a matéria: O perigo do autodiagnóstico do TDAH

Venvanse emagrece? 

O Venvanse não é indicado para ser utilizado como um medicamento para perda de peso. No entanto, é importante notar que algumas pessoas podem perder peso como um efeito colateral do Venvanse. Isso ocorre porque a medicação é um estimulante do sistema nervoso central e pode suprimir o apetite, que pode levar à perda de peso.

É possível comprar Venvanse sem receita? 

O Venvanse é um medicamento que requer prescrição médica. Somente um médico especialista, como um psiquiatra ou um neurologista, após uma avaliação completa do seu quadro clínico, sintomas e histórico médico, poderá decidir se o Venvanse é apropriado para você e qual a dose adequada. 

Vale lembrar que a automedicação e o uso deliberado de medicamentos podem trazer sérios riscos à saúde.

Venvanse manipulado tem o mesmo efeito? 

O Venvanse pode ser manipulado em uma formulação personalizada para cada paciente, dessa forma, a farmácia desenvolve o remédio sem excessos, evitando o desperdício. 

Como resultado, os medicamentos manipulados podem ser até 30% mais baratos do que os convencionais. Além de que, por serem produzidos de acordo com as necessidades, características e restrições de um paciente, tendem a causar menos efeitos colaterais e até mesmo um resultado mais eficiente.

Saiba mais sobre os manipulados psiquiátricos.

Perigos do uso incorreto da lisdexanfetamina

Esse princípio ativo pode causar efeitos colaterais como perda de apetite, insônia, dor de cabeça, dor abdominal, náusea, ansiedade, irritabilidade, aumento da pressão arterial e frequência cardíaca. 

Além do mais, o uso indevido ou abusivo do medicamento pode levar ao desenvolvimento de dependência e vício. O abuso de estimulantes pode causar efeitos adversos no sistema cardiovascular, no sistema nervoso central e na saúde mental.

O Venvanse pode interagir com outros medicamentos, incluindo inibidores da monoamina oxidase (IMAOs), antidepressivos e certos remédios para pressão alta

Também é contraindicado para pessoas com doenças cardíacas, pressão alta, glaucoma, distúrbios psiquiátricos, história de abuso de substâncias ou epilepsia. 

Efeitos colaterais do Venvanse a curto e longo prazo 

O Venvanse, pode causar uma variedade de efeitos colaterais tanto a curto quanto a longo prazo, sendo que a curto prazo observamos: 

  • Perda de apetite: Um dos efeitos mais comuns é a redução do apetite, o que pode resultar em perda de peso.
  • Insônia: Algumas pessoas podem experimentar dificuldade em adormecer ou manter o sono durante a noite.
  • Nervosismo e ansiedade: Pode aumentar a ansiedade e causar sentimentos de agitação e nervosismo.
  • Dor de cabeça: As dores de cabeça são um efeito colateral relatado por alguns usuários.
  • Aumento da pressão arterial e frequência cardíaca: O medicamento pode causar um aumento temporário na pressão arterial e frequência cardíaca.

Já os efeitos colaterais a longo prazo, podem ser:

  • Supressão do crescimento: em crianças que utilizam o Venvanse a longo prazo, pode ocorrer uma desaceleração temporária do crescimento. No entanto, esse efeito tende a normalizar após a interrupção do medicamento.
  • Efeitos cardiovasculares: o uso prolongado de estimulantes pode aumentar o risco de problemas cardiovasculares, como aumento da pressão arterial, palpitações e arritmias cardíacas.
  • Efeitos psiquiátricos: em alguns casos, o uso prolongado pode estar associado a mudanças no humor, irritabilidade, ansiedade exacerbada ou sintomas de depressão.
  • Dependência e abuso: embora seja raro, o uso prolongado e abusivo de Venvanse pode levar ao desenvolvimento de dependência ou vício.

É importante ressaltar que esses efeitos colaterais podem variar em gravidade e frequência entre os indivíduos. 

Como tomar e cuidados necessários 

Ao tomar medicamentos com lisdexanfetamina, é importante seguir algumas precauções e cuidados para garantir o uso seguro e eficaz. Aqui estão alguns pontos a serem considerados:

  • Consulte um médico;
  • Siga a dosagem prescrita;
  • Informe sobre outros medicamentos;
  • Acompanhe os efeitos colaterais;
  • Evite o uso em certas condições médicas;
  • Siga as orientações do médico em relação à interrupção do uso do medicamento.

Outros remédios para TDHA que o paciente pode usar 

Além da lisdexanfetamina, existem outros medicamentos que podem ser prescritos para o tratamento do Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), como por exemplo, o Metilfenidato que é um estimulante que ajuda a melhorar a concentração e reduzir a hiperatividade. 

Além do uso de medicamentos, o tratamento do TDAH também pode incluir outras abordagens terapêuticas, como terapia comportamental, apoio educacional e estratégias de organização e gerenciamento de tempo. 

Este conteúdo tem caráter informativo. A Manipulaê não incentiva a automedicação e produz fórmulas manipuladas exclusivamente com base em prescrições feitas por profissionais de saúde habilitados. Para mais informações, consulte seu médico.

Laryssa Magalhes
CRF: SP: 96227

Farmacêutica com pós graduação em farmácia clínica oncológica e farmácia clínica com ênfase em acompanhamento farmacoterapêutico (GTM - PW e Dader). Amplo conhecimento em farmácia clínica hospitalar (Experiência em hospitais de grande porte em SP). Monitora acadêmica desde 2022 na instituição Racine.

Discover more from Drogasil Manipulação

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading