
Se você já se consultou com um profissional da saúde que te prescreveu um tipo de tratamento personalizado, provavelmente você já ouviu falar sobre farmácia magistral -- ou, farmácia de manipulação.
Muito populares antes do aparecimento da indústria farmacêutica, as farmácias magistrais existem desde meados de 1950 e há alguns anos voltaram a ter muita força, com dados apontando que o setor magistral obteve um crescimento de 15% entre os anos de 2016 a 2021.
No entanto, enquanto muitas pessoas já estão acostumadas a manipularem seus produtos de cuidados pessoais, outras ainda estão entendendo mais sobre esse universo da saúde personalizada e, por isso, podem ter algumas dúvidas em relação à manipulação de medicamentos.
Por isso, a Drogasil manipulação, que está no mercado magistral oferecendo fórmulas seguras e acessíveis, preparou este conteúdo com tudo o que você precisa saber sobre o assunto. Confira!
A farmácia magistral, também conhecida como farmácia de manipulação, é um tipo de farmácia especializada na produção personalizada de medicamentos, suplementos e cosméticos descritos em uma prescrição feita por um profissional de saúde.
A principal diferença em relação às farmácias comuns está na capacidade de criar formulações específicas para as necessidades individuais de cada paciente, enquanto as farmácias convencionais distribuem medicamentos industrializados em larga escala.
A origem do termo "magistral" remonta à palavra latina "magister", que pode ser traduzido como "mestre" ou "artífice". No contexto farmacêutico, o termo faz referência às habilidades de manipulação de formulações personalizadas.
Confira também nosso Mini-Glossário de Saúde e Farmácia
De forma resumida, o processo para a manipulação segue as seguintes etapas:
Um farmacêutico magistral é um profissional especializado na manipulação de medicamentos personalizados.
Para ser um farmacêutico magistral, é necessário ter formação na área de farmácia, um curso de graduação superior que pode ser complementado com especializações, cursos de pós-graduação ou capacitações na área de farmácia magistral.
O farmacêutico magistral é responsável principalmente pela avaliação das prescrições e pela preparação das fórmulas especificadas na receita do paciente. Este processo também envolve a seleção, a pesagem e a mistura dos ativos, além da eventual modificação de formas farmacêuticas.
Sim, mas apenas os classificados como MIP (Medicamentos Isentos de Prescrição), ou OTC (Over The Counter) listados no anexo da Resolução número 138/03.
Ao contrário do que muitas pessoas podem imaginar, as farmácias de manipulação não produzem apenas remédios. Confira abaixo os principais tipos de produtos que podem ser manipulados.
Cosméticos manipulados: saiba quais os benefícios e indicações
A confiabilidade de uma farmácia magistral é essencial para garantir a segurança e eficácia dos medicamentos manipulados.
Os principais critérios legais para saber se a farmácia é de confiança são:
Leia também: Farmácia de manipulação online: dicas para comprar com segurança
Ao conectar pacientes às melhores farmácias magistrais, a Drogasil manipulação assegura que esses estabelecimentos tenham passado por vistorias rigorosas e que atendam a todos os requisitos necessários de qualidade e transparência. Por isso, na hora de manipular suas fórmulas, conte com a Drogasil!
Deixe um Comentário